Sem categoria

Haiti elege presidente em eleição marcada por retorno de Aristide

A campanha eleitoral chegou a seu fim na noite de sexta-feira (18) no Haiti, antes do segundo turno neste domingo (20) das eleições presidenciais, dominadas pelo retorno triunfal do ex-presidente Jean Bertrand Aristide, uma situação que inquieta alguns países ocidentais, como os Estados Unidos.

A campanha, que opõe o cantor popular Michel Martelly e a intelectual Mirlande Manigat, terminou oficialmente à meia-noite de sexta-feira (02h00 de Brasília), algumas horas depois do retorno de Aristide ao país depois de sete anos de exílio na África do Sul.

Leia também: Aristide agradece a Cuba e fala em inclusão social no Haiti


Manigat, uma ex-primeira-dama de 70 anos, não pôde pronunciar seu discurso final da campanha, pois teve de suspender seu último ato eleitoral por conta de um apagão em Porto Príncipe.

De acordo com uma última pesquisa divulgada na quinta-feira, Martelly, mais conhecido por seu nome artístico, "Sweet Micky", reunirá neste domingo 53,4% dos votos, contra 46,6% para Manigat.

Mas o índice de participação, que deve ser fraco no país mais pobre das Américas, dificulta qualquer prognóstico: apenas 23% dos eleitores inscritos votaram no primeiro turno de 28 de novembro para eleger entre os 18 aspirantes iniciais.

O segundo turno se vê complicado com o retorno de Aristide, muito popular entre os mais pobres, a ponto de que muitos de seus partidários podem decidir não comparecer às urnas.

Com informações da AFP