Sem categoria

Ministro fala ao Senado sobre planos para área dos Esportes

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, participa, esta semana, da reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. O ministro falará aos senadores sobre os planos e diretrizes da pasta para os próximos quatro anos. A audiência foi solicitada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). O ministro deve falar sobre os preparativos para os dois grandes eventos esportivos no Brasil – Copa do Mundo e Olimpíadas – e os programas rotineiros na área do esporte.

O ministro do Esporte, que tem visitado as obras nos estados-sedes da Copa do Mundo – deve apresentar o andamento das obras. O ministro tem destacado a determinação da presidenta Dilma Rousseff de que a Copa do Mundo no Brasil seja uma prioridade absoluta de seu governo. “A realização do Mundial é uma prioridade que deve mobilizar todo governo federal”, diz.

Orlando também declarou, no mês passado, que a Presidente Dilma convocou 23 ministérios para se reunirem este mês, com o objetivo de fazer um balanço de todas as ações relacionadas à preparação para o Mundial. “A presidenta pediu que nós fizéssemos uma avaliação também dos preparativos dos governos estaduais e municipais, de modo que nós definamos ações que o governo deva adotar, para que a Fifa tenha as soluções ideais para a realização do Mundial.”

E destaca que a realização do Seminário Geral das 12 sedes da Copa do Mundo – Fifa World Cup Brazil, promovido pela Fifa e pelo governo federal em fevereiro passado, marcou o começo de uma nova fase na preparação do país. “O comitê local, de mãos dadas com as cidades-sede, apoiado pelos governos estaduais e pelo governo federal, tem a oportunidade de tomar todas as medidas necessárias para que o Mundial aconteça com pleno sucesso.”

Potência esportiva

O ministro deve falar também sobre as ações que está sendo implementadas pelo Ministério para tornar o Brasil uma potência esportiva até 2016. A proposta é criar mecanismos para preparar adequadamente os atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Uma das medidas é a ampliação do Bolsa-Atleta. Foi criado a categoria Atleta Pódio que contempla atletas de elite com reais condições de disputar finais, títulos e medalhas. Ela vai atender aos esportistas que estejam nas primeiras 20 posições do ranking mundial em modalidades individuais do programa dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Os benefícios, que podem chegar até R$15 mil mensais, serão válidos por quatro anos ou enquanto o atleta permanecer bem posicionado no ranking.

A intenção é evitar interrupções no treinamento e na participação em competições, seja pelo encerramento de um patrocínio ou por falta de recursos do clube ou da confederação. Em contrapartida, o programa passa a exigir que parte dos recursos seja investida na formação educacional do atleta, inclusive preparando-o para o período pós-carreira esportiva.

Segundo Tempo

Paralelo aos preparativos para a realização do dois grandes eventos esportivos no Brasil durante sua gestão – a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 – o Ministério do Esporte mantém a preocupação com os programas rotineiros, como o Segundo Tempo.

O ministro deve anunciar que para promover a universalização do acesso ao esporte como parte da educação básica, o Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação, promove no dia 7 de abril, a 1ª Videoconferência do Programa Segundo Tempo (PST) dentro do Programa Mais Educação de 2011. A videoconferência será transmitida para todos os estados brasileiros via internet, com espaços presenciais em algumas unidades da federação.

As videoconferências são fundamentais para esclarecimentos pedagógicos e administrativos sobre o Programa, possibilitando que monitores e orientadores escolares façam eventuais ajustes nas atividades do programa, assim como o acesso, por qualquer escola interessada, às informações sobre o Segundo Tempo.

A parceria do Ministério do Esporte com o Ministério da Educação no Programa Mais Educação visa ampliar o alcance do Programa Segundo Tempo. Atualmente, 1.148 escolas fazem parte do Programa em um universo de cinco mil escolas do Programa Mais Educação. Este ano, o Segundo Tempo irá duplicar o número de escolas que aderiram ao programa, promovendo cada vez mais a universalização do esporte educacional.

Iniciada no primeiro semestre de 2009, a parceria entre os dois ministérios serve para integrar a política esportiva com a política de educação, de forma a incentivar a prática esportiva nas escolas.

De Brasília
Márcia Xavier
Com agências