Sem categoria

Inácio pede a ministro maior apoio ao esporte escolar

A convite do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), o ministro do Esporte, Orlando Silva, apresentou, essa semana, na Comissão de Educação, as prioridades da pasta para os quatro anos do governo de Dilma Rousseff. O senador destacou a necessidade de incentivar a prática esportiva nas escolas e desenvolver programas que envolvam os idosos, no que foi apoiado pelo ministro.

Inácio pede a ministro maior apoio ao esporte escolar - Débora Nobre

Após a exposição do ministro sobre os investimentos para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, e as Olimpíadas de 2016 – principais eventos mundiais a serem realizados no Brasil –, o senador Inácio Arruda questionou-o sobre a execução das obras. “As obras previstas para os aeroportos, portos e a mobilização urbana estão salvaguardadas dos cortes de orçamento que a presidenta Dilma determinou serem feitos”, garantiu Orlando Silva.

O parlamentar cearense também perguntou ao ministro se os investimentos para as Olimpíadas de 2016 ficarão restritos ao Rio de Janeiro, que sediará o evento. “Tanto para os jogos olímpicos quanto para os paraolímpicos estão previstos investimentos em infraestrutura em todo o país, inclusive para que tenhamos atletas competitivos”, explicou o ministro.

Ele informou que o governo fará parceria com os municípios, que definirão quais modalidades esportivas priorizarão, sendo responsabilizados pela manutenção dos equipamentos, que serão fornecidos pelo Ministério do Esporte.

Orlando afirmou ainda que os esportes olímpico e paraolímpico recebem tratamento isonômico por parte do governo. “O Brasil tem 25 milhões de pessoas com necessidades especiais. É um tema sensível, e temos que envolvê-los integralmente na cidadania.”

Olimpíadas escolares

Para o ministro, “não há alternativa para o esporte que não passe pelas escolas”, lembrando a realização, em setembro de 2010, das Olimpíadas Escolares em Fortaleza. Afirmou, ainda, que sua Pasta está buscando ampliar a atuação em programas sociais, inclusive para a terceira idade.

Ao final do encontro, o senador Inácio Arruda sugeriu que as emissoras educativas e públicas de TV transmitam os jogos estudantis, inclusive algumas competições ao vivo, e não apenas nos noticiários. “É uma forma de incentivar a participação dos atletas e estimular a prática esportiva pelos jovens”, considerou o representante cearense.