Sem categoria

Frente Ampla festeja com Lula aniversário de ato histórico

A Frente Ampla do Uruguai, partido que é uma coalizão de forças de esquerda, atualmente no poder, celebra nesta sexta-feira (25) o 40º aniversário do primeiro ato de massas dessa força política, encerrando uma intensa semana de atividades comemorativas.

Leia também:

O ato político festivo terá lugar na esplanada da Prefeitura de Montevidéu, em pleno centro da capital.

Anunciou-se a presença do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. O principal orador nacional será Jorge Brovetto, presidente da coalizão de esquerda.

Jorge Garcerano, dirigente da propaganda da Frente Ampla, explicou que, além dos discursos, haverá um show artístico com a recriação da história do êxodo do povo oriental, gesta do prócer nacional José Artigas, em 1811.

A festa será encerrada com a projeção de um vídeo que mostrará um resumo das quatro décadas da Frente e suas conquistas durante o primeiro governo de esquerda de Tabaré Vázquez (2005-2010) e a atual administração de José Mujica.

O comitê organizador confirmou a presença de delegações do Brasil, Argentina, Venezuela e Porto Rico, e anunciou para este sábado a conferência "A Frente Ampla, sua história e sua experiência de governo" , além de reuniões da direção com organismos de base.

Fundada em 5 de fevereiro de 1971, a Frente Ampla é fruto da coalizão de vários partidos. Cresceu constantemente em termos eleitorais até que em 1989 conquistou a Prefeitura de Montevidéu com a eleição de Tabaré Vázquez, e em 2004 e 2009 o governo nacional.

No ato de quarenta anos atrás, Líber Seregni (1916-2004), fundador e figura proeminente do partido, destacou: "Nunca nosso país presenciou um ato como este. Jamais houve um ato político desta envergadura. Isto significa o povo na rua. Isto é a Frente Ampla".

Prensa Latina