Sem categoria

Jandira critica invasão à Líbia e elogia iniciativa brasileira

Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ocupou a tribuna da Câmara para elogiar a postura do governo brasileiro em apresentar formalmente o pedido de cessar fogo na Líbia. Segundo ela, todos os países devem resolver suas questões políticas internas soberanamente, como fez o povo do Egito e de algumas regiões da América Latina. A parlamentar criticou os Estados Unidos, que continuam a desrespeitar a autonomia política e democrática de territórios estrangeiros e a investir na prática das guerras.

Segundo a deputada, o pedido, que partiu do Ministério das Relações Exteriores, foi uma decisão acertada nesse momento de profunda crise no Oriente Médio.

A parlamentar destacou o simbolismo – sobretudo étnico – da eleição de um negro à presidência de um país historicamente racista, mas lamentou que a política externa norte-americana não tenha conseguido avançar mínima ou significativamente em questões importantes para mundo, conforme se vê na decisão do país em manter uma política beligerante.

Segundo a parlamentar, os Estados Unidos continuam movidos por uma visão geopolítica de comandos de mercados e regiões, tentando interferir na soberania e na autodeterminação dos povos e particularmente no mundo árabe.

“É muito triste ver como França, Estados Unidos e Reino Unido bombardeiam o território líbio quando existem várias outras formas de pressão e de sanções na exigência de um comportamento democrático por parte de qualquer governo”, afirmou.

Ela lembrou que Obama foi aplaudido ao falar em democracia durante discurso no Theatro Municipal do Rio, enquanto autorizava a invasão e os ataques à Líbia, que deve ser um território livre. “Isso é uma contradição lamentável”, criticou.

Jandira disse ainda que, independentemente da postura do governo líbio, sempre será legítima qualquer luta política interna por liberdade e democracia. “Considero que os povos devam resolver suas questões internamente, como fez o povo do Egito, como fizeram os povos da América Latina na luta pela derrubada das ditaduras e a reconquista da democracia. Como também devem fazer todos os povos do mundo. Repudio, aqui, essa posição de ataque ao povo líbio. Da mesma forma que repudiaria ataques a qualquer outro território soberano”, continuou.

A deputada concluiu seu discurso reforçando que considera absurda a iniciativa conjunta da Arábia Saudita e o governo norte-americano em invadir e ferir a autodeterminação na Líbia e demais países do Oriente Médio.

“Deixo aqui registrado o meu apoio à posição do Brasil em se manifestar corretamente favorável ao cessar fogo na região. E desejo, sinceramente, que as sociedades resolvam suas questões com liberdade e independência”, finalizou.

Da Assessoria da Dep. Jandira Feghali