Sem categoria

Angra: Empresa planeja fuga pelo mar em caso de acidente nuclear

A direção da Eletronuclear, empresa que opera as usinas Angra 1 e Angra 2, em Angra dos Reis, está planejando obras para a cosntrução de dois píeres na região, que vão servir como "plano de fuga" pelo mar em caso de acidentes, segundo o jornal "O Globo".

Baía da Ribeira e Praia Brava são os pontos onde devem ser instalados os cais, que vão permitir a atracação de barcos de maior porte para que mais pessoas possam ser deslocadas. A prefeitura de Angra dos Reis estima que cerca de 20 mil pessoas moram em áreas que podem ser afetadas em caso de acidente nuclear ou outro evento.

A escapatória também é importante no caso de deslizamento da Rio-Santos, que foi muito afetada nos últimos anos. A região é propensa a deslizamentos, principalmente em época de chuvas, devido à estrutura geológica.

O plano de salvamento de moradores da região começou a ser amadurecido após a crise nuclear no Japão, com o terremoto e tsunami que deixou milhares de mortos no país, além da tragédia na Região Serrana, que devastou diversas cidades e deixou mais de 900 mortos.

Fonte: Sidney Rezende