Angela vai ao IBAMA esclarecer entraves nas obras da BR-101 Sul

A deputada estadual Angela Albino (PC do B) vai solicitar audiência com a direção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA/SC) a fim de esclarecer quais são os entraves ambientais que dificultam o andamento da obra de duplicação do trecho Sul da BR-101 e o que é possível fazer para saná-los o mais rápido possível.

Em audiência pública nesta segunda-feira, convocada para discutir a morosidade das obras de duplicação e também a construção do Anel Viário da Grande Florianópolis, o representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmou que problemas ambientais dificultam a execução da obra na BR-101.

"Vamos buscar com o IBAMA de Santa Catarina e também com o nacional, se for preciso, esclarecimentos das questões ambientais que envolvem a obra", afirmou Angela.

Assim como os demais parlamentares e convidados, a deputada Angela também lamentou a ausência de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na reunião. No entanto, avaliou a deputada, a ausência não prejudicou a audiência, marcada pela forte representatividade de vários setores da sociedade.

Anel Viário da Grande Florianópolis

A deputada também destacou a necessidade de ser iniciar imediatamente a construção do Anel Viário da Grande Florianópolis, obra que consta do projeto de duplicação da BR-101, mas ainda não saiu do papel.

No próximo dia 12, acontece em Brasília uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense com pauta exclusiva sobre a duplicação da BR-101. A deputada vai levar à reunião a questão do Anel Viário.

Na avaliação de Angela, a obra entre Biguaçu e Palhoça resolverá “metade dos problemas de mobilidade urbana da região” por conta da diminuição do tráfego de veículos pesados.o trecho da BR-282 entre a BR-101 e as pontes, a chamada Via Expressa.

João Cavallazzi