Angela Albino cobra atuação das agências reguladoras

O papel exercido atualmente pela maioria das agências reguladoras do governo federal deve ser revisto em defesa do interesse público. A opinião é da deputada Angela Abino (PC do B), que na tarde desta quarta-feira ocupou a tribuna da Câmara para cobrar da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) uma postura clara em defesa da sociedade na obra de duplicação da BR-101 e implantação do anel viário da Grande Florianópolis.

Angela lamentou que durante audiência pública realizada nesta terça-feira o represente da ANTT tenha usado os três minutos de sua curta e evasiva manifestação para defender a empresa concessionária e a política de privatização das rodovias.

A deputada lembrou que quando da criação das agências reguladores, o PC do B alertou para o risco de as estruturas serem usadas para defender o poder econômico, e não o interesse social, fato que hoje se constata.

A parlamentar destacou que a mobilidade urbana constitui atualmente um dos maiores desafios não apenas da Grande Florianópolis, mas de praticamente todas as cidades catarinenses, como Joinville, Criciúma, Brusque, Blumenau, entre outras.

“A mobilidade urbana é o direito instrumental de todos os outros direitos. Sem mobilidade não se tem direito à saúde, porque não se chega ao posto de saúde, não se tem direito a educação, pois não se chega à escola”, enfatizou Angela.

João Cavallazzi