Sem categoria

Raúl Castro recebe ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter

O presidente cubano, Raúl Castro, recebeu o ex-mandatario estadunidense Jimmy Carter, no marco da visita privada que realiza à ilha a convite do governo nacional.

Raúl Castro e Carter trocaram opiniões sobre a atualidade internacional e as relações entre ambos os países durante encontro que mantiveram na tarde de terça-feira (29), destacou uma nota lida no noticiário da Televisão Cubana.

Nesse contexto o presidente cubano reiterou a disposição de dialogar com o governo norte-americano sobre qualquer tema, mas de igual para igual, sem condicionamentos e com absoluto respeito à independência e à soberania

Carter foi a Cuba acompanhado de sua esposa, Rosalynn Carter, e Jennifer McCoy, diretora do Programa das Américas do Centro Carter. Pela parte cubana participou o chanceler Bruno Rodriguez.

"Vim visitar o povo e o governo"

O ex-presidente estadunidense declarou que o objetivo de sua presença em Cuba é visitar o povo e o governo da Ilha.

Carter agregou que considera poder ajudar com essa visita a melhorar as relações entre os dois países.

O ex-presidente respondeu brevemente a perguntas de numerosos jornalistas nacionais e estrangeiros em frente ao antigo Convento de Belém, hoje transformado na Direção de Assuntos Humanitários do Escritório do Historiador da Cidade de Havana, lugar onde fez uma visita.

Em relação à situação do cidadão estadunidense Alan Gross, condenado a 15 anos de prisão por realizar atividades de apoio a elementos contrarrevolucionários em Cuba, disse que tinha falado com várias autoridades sobre o caso.

Contudo, pontuou que não foi a Cuba com o objetivo de levar de volta aos Estados Unidos o senhor Gross.

O ex-governante e a delegação que o acompanha percorreram na segunda-feira o Patronato da Comunidade Hebraica, onde dialogaram com Adela Dworin, presidente da comunidade em Cuba, e Hella Eskenazi, sua secretária-executiva.

Posteriormente, Carter se reuniu a portas fechadas por pouco mais de uma hora com o Cardeal Jaime Ortega, arcebispo de Havana.

O ex-mandatário, cuja visita termina nesta quarta-feira, realiza sua segunda visita a Cuba. A primeira foi em maio de 2002, única realizada por um ex- presidente dos Estados Unidos à Ilha depois do triunfo da Revolução em janeiro de 1959.

Prensa Latina