Assis deve presidir frente parlamentar em defesa do trabalho

A Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento Econômico e de Valorização do Trabalho, proposta pelo deputado Assis Melo (PCdoB-RS), será instalada nesta quarta-feira, às 13h30min, no Plenário 12 da Câmara Federal.

A frente, suprapartidária, será composta por senadores, deputados federais e estaduais, além de vereadores. A formalização dos nomes para os cargos majoritários será feita no ato da instalação. A presidência deverá ficar com o deputado Assis Melo, idealizador da criação da frente. Além do presidente, a assembléia elegerá dois vices, um secretário e cinco coordenadores das regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
 
A importância da frente é respaldada pelas presenças confirmadas. Entre os participantes, estarão o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (PDT), e o empresário caxiense Gilberto Pedroni, superintendente de Recursos Humanos da Marcopolo. A Randon também confirmou o envio de representação, mas ainda não informou o nome. O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) também participará da atividade.
 
Entre os objetivos da frente, está a estruturação da ação parlamentar para promover políticas e legislação que favoreçam a geração de emprego e renda, saúde, educação e a preservação dos direitos dos trabalhadores em atividade profissional e dos aposentados e pensionistas.

Assis destaca que as ações a serem desenvolvidas dialogam com as temáticas defendidas pelo Ipea para o desenvolvimento. Um exemplo destacado pelo comunista é o amplo debate que pode ser desencadeado com o objetivo de buscar a qualificação profissional e a ampliação do acesso ao ensino superior público.

A Frente Parlamentar pode ainda ser constituída nos diversos estados e municípios, conforme prevê o seu estatuto, e serve como instrumento de diálogo com os diversos setores produtivos do país.

De Brasilia,
Roberto Carlos Dias