Lula Morais critica conservadores e defende voto proporcional

O deputado Lula Morais (PCdoB) afirmou, na sessão desta terça-feira (05/04) da Assembleia Legislativa, que a defesa do voto distrital e cláusula de barreira no projeto de reforma política é feita por conservadores organizados para eliminar a crescente representação popular nos parlamentos brasileiros.

Lula Morais

Lula citou pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) indicando a atual bancada sindical do Congresso Nacional como a maior da história. De 60 deputados e senadores de origem popular, em 2006, o número saltou para 80. PCdoB, PT e PDT detêm 94% do índice. “É algo que deixa inquietante os segmentos mais à direita, especialmente PSDB, DEM e PPS, que estão regredindo”, avaliou.

Para o deputado, o voto distrital e a cláusula de barreira representam perigo à pluralidade de representação. Esta última ainda mais, pois fixa um percentual mínimo de votos a ser alcançado pelos partidos. “É um instrumento de restrição à presença das siglas mais populares”, considerou, lembrando do Golpe Militar de 1964.

Na análise de Lula Morais, como os conservadores não têm força para uma nova ação militar, propõem este tipo de matéria. “É um cavalo de troia contra a democracia”, criticou, defendendo o voto proporcional, o voto em lista e o financiamento público de campanhas. “É o que mais se aproxima da pluralidade, despersonaliza o voto e dá condição básica para todos os grupos disputarem eleição”, frisou.

Em aparte, o deputado Dedé Teixeira (PT) revelou que o Partido dos Trabalhadores realizará reunião com os partidos aliados no sentido de fortalecer a discussão em torno do tema. “É natural que cada um tenha a sua posição. O PT, por exemplo, quer voto em lista”, revelou.

Áudio

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa