Maranguape: Projeto Escola no Cinema democratiza acesso à 7ª arte

A Prefeitura de Maranguape por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (FITEC) e em parceria com a Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape (APAMA) está agendando escolas interessadas em participar do Projeto Escola no Cinema.

A iniciativa disponibiliza para o público escolar um espaço com 133 lugares (Sociedade Artística Maranguapense), telão de 200 polegadas com imagem de alta resolução e sonorização profissional para a realização de sessões de cinema.
A primeira exibição aconteceu na última quinta-feira (31/03). Alunos da Escola Luiz Girão, do distrito de Tabatinga assistiram o filme "O Triste Fim de Policarpo Quaresma". O filme é baseado no romance que discute principalmente a questão do nacionalismo, mas também fala do abismo existente entre as pessoas idealistas e aquelas que se preocupam apenas com seus interesses e com sua vida comum.

Com uma narrativa leve que em alguns pontos chega a ser cômica, mas sempre salpicada de pequenas críticas a vários aspectos da sociedade, a história se torna mais tensa apenas quando o autor analisa a loucura e no seu final, quando são feitas duras críticas ao positivismo e ao presidente Floriano Peixoto (1891-1894). Escrito por Lima Barreto, foi levado a público pela primeira vez em folhetins, publicados, entre Agosto e Outubro de 1911, na edição da tarde do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. Em 1915, também no Rio de Janeiro, a obra foi pela primeira vez impressa em livro, em edição do autor.

Serviço

 
As escolas maranguapenses que quiserem agendar exibições para os alunos podem entrar em contato com a FITEC pelos números (85) 3341.5705 / (85) 8637.9654

Fonte: Prefeitura de Maranguape