Sem categoria

Senado vai debater atraso nas obras do aeroporto de Manaus

A situação do aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus, uma das cidades-sedes dos jogos da Copa do Mundo, será tema de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que pede a realização do debate, solicitou que o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale, vá ao Senado explicar porque as obras do aeroporto de Manaus estão tão atrasadas.

A senadora alega que as informações sobre o andamento das obras estão confusas e controversas. “No documento 1º Balanço das Ações do Governo Brasileiro para a realização da Copa do Mundo Fifa 2014, divulgado em janeiro deste ano pelo Ministério dos Esportes, está tudo perfeito. Mas as informações que temos sobre a ampliação é de que as obras só deverão ser concluídas meses após o torneio. Nem o projeto básico está pronto. Queremos saber qual a verdade dos fatos”, justificou Vanessa.

Ela lembrou que o aeroporto de Manaus é o terceiro maior do Brasil em transporte de cargas. “Enche os cofres da Infraero e não é tratado com o devido respeito. Queremos que a Infraero traga para a audiência toda a documentação sobre o aeroporto Eduardo Gomes e que nos esclareça porque as obras já começaram atrasadas, o que as está emperrando e quais as expectativas de elas entrarem no cronograma correto para garantirem os jogos em Manaus. Lutamos muito para trazer a copa ao nosso Estado, e agora não vamos abrir mão desse sonho”, insistiu.

Vanessa destacou ainda que, com 35 anos de intenso funcionamento e o maior fluxo de passageiros da região Norte, que registrou 2,3 milhões de passageiros o ano passado, o aeroporto é estratégico para que Manaus atenda a população da região e sedie os jogos da copa.

A parlamentar tem usado a tribuna do Senado com frequência para criticar duramente a Infraero e cobrar solução para o problema da infraestrutura aeroportuária de Manaus. O projeto prevê a reforma e ampliação do terminal de passageiros e adequação do sistema viário. O investimento previsto é de R$327, 4 milhões.