Ministro abrirá o Mundial de Futebol Escolar em Fortaleza

O Ministro do Esporte Orlando Silva abrirá nesta 2ª feira, dia 11, em Fortaleza, o 22º Campeonato Mundial de Futebol Escolar, que se realizará na capital cearense até o próximo dia 18. O evento reúne equipes masculinas e femininas de 23 países. É a primeira vez que o torneio, realizado desde 1972, será disputado no Brasil  e agora ocorre no momento em que o país se prepara para sedir a Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

futebol escolar

Com a presença do Ministro do Esporte, Orlando Silva Jr, será aberto hoje o 22º Campeonato Mundial de Futebol Escolar, que será disputado até o próximo dia 18. Além do Ministro, também estarão presentes o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE,  Sérgio Rufino, o delegado da Internacional School Sport Federation – ISF, Héctor Cabrera e os Secretários do Esporte do Estado, Gony Arruda; de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima; e Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa.

A competição reunirá equipes representantes de 23 países filiados à ISF. Os jogos serão realizados na Universidade de Fortaleza (Unifor), na Faculdade Integrada do Ceará (FIC), no Centro de Treinamento Esportivo do Nordeste (Ceten) e no Centro de Treinamento Uniclinic.

Todas as delegações ficarão hospedadas no Marina Park Hotel, local onde vai funcionar a coordenação geral do 22º Campeonato Mundial de Futebol Escolar. "Fortaleza se preparou para realizar um Mundial Escolar com muita qualidade e organização", afirma o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Sérgio Rufino.
 
O Mundial terá a participação de 36 equipes, sendo 12 equipes no torneio feminino e 24 no masculino. Estão confirmados equipes da Alemanha, África do Sul, Arábia Saudita, Bélgica, Bulgária, Brasil, Chile, China, Chipre, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Itália, Irã, Luxemburgo, Peru, República Checa, Suécia e Turquia. Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a competição desde 1972.

Os jogos serão disputados na parte da manhã e da tarde. O Brasil será representado por dois times no masculino e dois no feminino. Entre as mulheres, o Colégio Evolutivo, do Ceará, é um dos representantes. No masculino, a Escola Heráclito de Castro, também de Fortaleza, é outra força local na competição.  As duas outras euipes brasileiras foram definidas na seletiva nacional e são oriundas de Brasília no feminino e Goiás no masculino.

O Mundial de Futebol Escolar será realizado pela CBDE E ISF, entidade vinculada ao Comitê Olímpico Internacional e tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte, da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Ministério do Esporte. “O Brasil apesar de ser chamado o país do futebol, nunca havia sediado um Mundial de Futebol Escolar. É com grande orgulho para nós cearenses que Fortalezaseja o palco desse grande evento”, afirmou Gony Arruda.

Da redação local, com informações do Governo do Estado e da CBDE