Sem categoria

Amazônia ganha espaço de debate exclusivo no Senado

A Amazônia ganhou na manhã desta terça-feira (12) fórum especial de debate no Senado. Foi criada a subcomissão da Amazônia, ligada a Comissão de Desenvolvimento Regional. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi eleita, por unanimidade, presidente do colegiado. Ela disse que os objetivos da Subcomissão são de promoção do debate das ações de desenvolvimento sustentável, que promovam a elevação dos índices socioeconômicos, a integração nacional e combatam as desigualdades regionais.

Amazônia ganha espaço de debate exclusivo no Senado - Ag. Senado

“Pretendemos levantar os principais problemas da Amazônia para, a partir daí, buscar soluções”, disse a senadora. Entre os temas em debate no novo fórum estarão questões como Código Florestal e seus impactos diretos na Amazônia, as políticas permanentes de enfrentamento das mudanças climáticas, fronteiras da região, as superintendências de desenvolvimento Sudam e Suframa, entre outros.

Vanessa destacou que a Amazônia é povo e natureza e toda e qualquer política pública para a região tem que levar isso em consideração. “Este fórum de debate vai ajudar muito nossa região. Como primeiro passo, poderíamos convidar o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, para discutir conosco seu pensamento sobre a Amazônia”, propôs a presidente.

A senadora acatou sugestão do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que preside a subcomissão da Amazônia e da Faixa de Fronteira, ligada à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), para que as duas subcomissões trabalhem em conjunto. “Estaremos trabalhando em conjunto com outras subcomissões e comissões”, disse Vanessa.

A senadora Vanessa Grazziotin concorreu ao cargo de Presidente por indicação do Bloco PT,PR,PDT,PCdoB e PRB. E venceu as indicações do Bloco PSDB e DEM – Aécio Neves (PSDB-MG) – e do PV, PMDB, PP, PMN, PSC – Ana Amélia (PP-RS).