São José do Rio Preto confirma 2º caso de dengue 4 do estado

A Secretaria da Saúde de São José do Rio Preto (a 438 km de São Paulo) confirmou o segundo caso de dengue tipo 4 no Estado. O primeiro já tinha sido registrado na cidade.

A segunda confirmação em Rio Preto é de uma mulher de 43 anos, que mora no distrito de Talhado, e teve os sintomas de dengue no final do mês. Ela foi atendida na UPA central no último dia 26, com febre, dor nos olhos, dor de cabeça e corpo.

As duas pacientes com o tipo 4 na cidade já estão curadas, sem complicações da doença.

O tipo 4 ressurgiu no Brasil, na região Norte do país, no ano passado após 28 anos sem registro. Em São Paulo, o caso de Rio Preto –de uma mulher de 31 anos– foi o primeiro do Estado.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde diz que está comunicando os serviços de vigilância epidemiológica municipais para que estejam atentos a possíveis novos casos suspeitos de dengue do tipo 4.

Apesar da chegada do tipo 4 a São Paulo, no primeiro trimestre, foram registrados 14.900 casos de dengue (dos sorotipos 1, 2 e 3), segundo a Secretaria de Estado da Saúde –uma queda de 86% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Folha.com