Sepror amplia oferta de pescado na semana santa para a população

O abastecimento de pescado na semana santa está garantido pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). Neste fim de semana técnicos da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa) da Sepror estiveram reunidos para definir as ações da Secretaria para suprir a demanda durante a Semana Santa.

Ficou definido que o Programa Peixe Popular será ampliado e chegará aos bairros mais carentes de Manaus. O peixe, que atualmente é vendido em dois caminhões frigoríficos, na semana santa chegará às comunidades em oito caminhões, que ficarão em bairros como: Cidade de Deus, Rio Piorini, Santa Etelvina, Mutirão Amazonino Mendes, Feirão da Sepror (Parque da Expoagro), Parque São Pedro e Igarapé do Passarinho, entre outros. Nesses bairros será possível comprar 5 jaraquis por R$ 1 real.

Além disso, para atender ao público com um poder aquisitivo maior, a Sepror irá colocar um caminhão frigorífico para percorrer bairros da Zona Sul, por exemplo. Nesses bairros serão vendidos tambaqui da piscicultura de cativeiro, também por preços mais em conta que os praticados no mercado.

A secretaria de produção rural irá montar, ainda, duas tendas para a venda de peixe (uma em frente ao Ginásio Amadeu Teixeira e outra em frente ao Mindu – Parque Dez). Nessas tendas serão vendidos peixe de manejo e cativeiro como tambaqui, matrinxã e pirarucu, além de peixe processado (filé de peixe). Os preços também serão mais baratos que os comprados nas feiras e mercados.

Esta semana haverá outra reunião, agora com os piscicultores e proprietários de frigorificos para definir os preços do pescado nas tendas e a quantidade de pescado que deverá abastecer Manaus na semana santa. "A população pode ficar tranquila porque o Governo do Estado não deixará faltar peixe na Semana Santa, e o melhor de tudo é que ninguém vai ser explorado pelos atravessadores que geralmente aumentam o preço do peixe nessa época. Peixe de qualidade poderá ser comprado bem barato tanto pelo mais carente quanto pelo mais abastado, nos pontos de venda do Governo", garante o secretário da Sepror, Eron Bezerra.

De Manaus,
Odineia Araújo