Sepror entrega microtrator para comunidade no Careiro da Várzea

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) entregou um microtrator para os produtores rurais da comunidade Costa do Curuçá no município do Careiro da Várzea. A entrega aconteceu na manhã de hoje. O projeto de mecanização do campo faz parte do programa de Infraestutura da secretaria.

Mecanização do campo - Jimmy Christian

Além da distribuição de implementos para esta finalidade, a secretaria ajudou a mecanizar cerca de 1 mil hectares de área no ano passado. Para este ano, o secretário anunciou a continuação do programa com a ampliação da quantidade de área.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais da Costa do Curuçá, Antonio Pinheiro Dantas, agradeceu a doação e disse que a máquina vai ajudar a “produzir com condições mais dignas de trabalho”. Os produtores da Costa do Curuçá tem 66 produtores que cultivam repolho, cebolinha, pimenta de cheiro, macaxeira, milho e maracujá

Segundo o titular da Sepror, Eron Bezerra, a mecanização de área tem duas finalidades: aumentar a produção e diminuir o desmatamento. “Aonde se produz 10 toneladas de mandioca num hectare com a mecanização é possível elevar essa produção para até 40 toneladas na mesma área”, explicou.

Ainda dentro do projeto de mecanização no campo, está a aquisição de mini-patrulhas para as comunidades. Em três anos, a Sepror distribuiu 24 equipamentos. A aquisição dos implementos foi possível graças a um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e à emenda da então deputada Vanessa Grazziotin, atual senadora.

Do Careiro da Várzea,
Mariane Cruz