Ensino de música passa a ser obrigatório a partir de agosto

Rede municipal de Teresina e estadual do Piauí dizem que já atuam nesta área e não sentem dificuldades

Música na escola - internet
           De acordo com a lei 11.769, de 18 de agosto de 2008, a partir do segundo semestre deste ano passam a ser obrigatórias as aulas de música nas escolas públicas e privadas do país. Isso significa dizer que a escola que ainda não estiver preparada para ministrar a disciplina precisa agilizar a compra de material e contratação de professores.

            Segundo a professora Célia Revilândia, gerente de Ensino da secretaria Municipal de Educação (Semec), essa mudança não tão "traumática" quanto se tem propagado. "O conteúdo da lei, na verdade, não faz imposições quanto a forma de ministrar a disciplina, justamente por respeitar a diversidade musical e preservar a autonomia das escolas", destacou.

            A gerente lembrou que atualmente várias escolas municipais já desenvolvem projetos dentro desta área. "Temos pelo menos 10 bandas musicais e a música, de uma forma ou de outra, tem destaque dentro da disciplina de arte. O que precisaremos fazer é, portanto, apenas algumas readequações dos currículos escolares para darmos concretização a lei. Essa é, inclusive, o que o Conselho Nacional de Educação tem recomendado", explicou.

             A gerente Célia Revilândia reforça a informação de que a lei 11.769 não determina que as escolas passem a formar músicos. "O objetivo é despertar uma consciência musical, e isso nós já fazemos. Precisamos apenas fazer uma readequação das grades curriculares e ampliarmos a oferta", ressaltou.

             Na rede estadual, a gerente de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, professora Jeiel Lucena, o ensino de música também já vem sendo trabalhado como componente curricular e extracurricular, implantando e implementando núcleos da área, envolvendo instrumentos como: flauta doce, piano e violão.

Quadro de professores não deve atender a demanda

              Uma das maiores preocupações com essa mudança e consequente ampliação da demanda é com a carência de professores nesta área. "A universidade e os centros de arte precisam formar mais pessoas nesta área. O quadro atual é realmente muito pequeno", disse Célia.

               A proposta da Secretaria Estadual é que seja feito um levantamento do número de profissionais do curso de música, nas instituições formadoras em nível superior; realizar um seletivo para atender a demanda dos docentes de música; e promover uma capacitação para os docentes selecionados e sensibilizar a escola para o trabalho pedagógico com a música.

Alimento da alma

               O maestro Aurélio Melo disse considerar essa lei de importância fundamental. "Essa ideia, na verdade, é de Villas Boas, mas que depois acabaram e agora estão voltando. Depois ficou só para quem poderia pagar. É muito importante, um complemento valoroso à formação do estudante, torna-se mais sensível, equilibrado e fortalecendo sua alma", considerou.

Fonte/reprodução: Portal O DIA