Agenda cheia para comunistas baianos até o 1º de Maio
Os integrantes do PCdoB na Bahia enfrentam uma semana de muitas atividades na semana que antecede ao 1º de Maio. Nos dias 27 a 30 de abril acontecem debate, reuniões, assembleia dos movimentos sociais, além de outros eventos organizados por parlamentares comunistas. Tudo culmina com a festa do Dia do Trabalhador que este ano será unificado entre as principais centrais sindicais.
Publicado 25/04/2011 08:05 | Editado 04/03/2020 16:19
“A Cidade na Ótica do Marxismo” é o tema do debate que acontece na quarta-feira (27), a partir das 9 horas, promovido pela Fundação Maurício Grabois no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBa), na Federação, em Salvador. A palestrante será a professora Glória Cecília Figueiredo, presidente da Sociedade Brasileira de Urbanismo, tendo como debatedor o arquiteto e ex-deputado estadual pelo PCdoB Javier Alfaya. Parte do ciclo de debates sobre cidades, o evento tem por objetivo refletir o sentido da exclusão no espaço urbano, formação histórica, problemas atuais e perspectivas para os problemas sociais.
Na quinta-feira (28), às 19 horas, na sede do Comitê Estadual do PCdoB, nos Barris, em Salvador, acontece a reunião de instalação da frente de luta do movimento LGBT de Salvador (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O objetivo da frente é reunir as pessoas interessadas em se engajar na luta contra a homofobia e outras formas de preconceito contra esta população. O movimento vai atuar também na defesa dos direitos dos homossexuais na Bahia, além de participar de discussões nacionais sobre o tema. Vale lembrar, que o coletivo é aberto a todos os interessados, independentemente da orientação sexual.
Na sexta-feira (29), será a vez do lançamento do Fórum Estadual dos Movimentos Sociais do PCdoB. O evento reunirá militantes de todas as frentes de atuação do partido nos movimentos sociais no estado, das 9 às 14 horas, no Sindicato dos Comerciários de Salvador, que fica na rua Francisco Ferraro, no bairro de Nazaré. Além de lideranças partidárias locais, a atividade contará com a presença da secretária Nacional dos Movimentos Sociais do Comitê Central, Lúcia Stumpf.
Também na sexta-feira, às 19 horas, o Comitê Distrital do PCdoB no bairro de Cajazeiras , em Salvador, realiza um ato de filiação de novos militantes. O evento acontece na sede do Distrital, localizado em Cajazeiras X, próximo a 13ª Delegacia da Polícia Civil. Para reforçar a divulgação do ato e atrair mais filiados, os comunistas vão fazer uma grande panfletagem na quinta-feira (28), às 18 horas, na Rotula da Feirinha, em Cajazeiras X.
A agenda continua no sábado (30), às 9 horas, com a Assembleia dos Movimentos Sociais do Fórum Social Mundial. O partido está convocando todas as entidades a participar desse importante evento que discutirá temas vinculados à coordenação do Forum .
No domingo, 1º de Maio, será a vez de celebrar o Dia do Trabalhador. Este ano, a seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participará de um ato unitário com a Nova Central, UGT, CGTB e Força Sindical. O ato show começa às 14 horas, na praça Castro Alves, no Centro de Salvador.
De Salvador,
Eliane Costa