Por democracia na escola comunidade derruba diretora autoritária

Em 2010, a comunidade da Escola Estadual Joaquim Alvarez Cruz, de Parelheiros – cidade rural a 60 quilômetros da capital de São Paulo –, se mobilizou e conseguiu derrubar a diretora Dulcineide Bastos Venâncio Paz. Segundo estudantes, professores e pais, a diretora proibia os alunos de frequentarem a sala de leitura, entre outros absurdos. O vídeo é apenas mais uma prova da ausência completa de gestão democrática nas escolas governadas pelo PSDB.

 
Leia a carta de protesto do movimento:

Carta aberta aos pais e à comunidade da E.E. Joaquim Alvares Cruz

Nós, alunos e professores da E.E. Joaquim Alvares Cruz, vimos por meio desta carta esclarecer o quadro geral em que a nossa escola se encontra desde a entrada da Sra. Diretora Dulcineide Bastos Venâncio Paz.

O que vem ocorrendo desde que tomou posse a atual diretora foi um verdadeiro desmantelamento do ensino naquela escola. Mais de um ano depois de ter assumido, a Sra. Dulcineide tem se mostrado incompetente e autoritária no cargo de diretora do Joaquim Alavers Cruz.

Nós queremos que a escola seja um local onde possamos estudar com tranquilidade, e não onde os alunos fiquem desmotivados pra estudar e os professores trabalhem estressados devido às ordens da diretora, e onde ambos sofram ameaças dela.

Nós queremos que a sala de leitura seja aberta para os alunos, e que eles não sejam impedidos de ter acesso à leitura e informação. Nós queremos que o professor seja livre para ensinar, e nós para aprender, e não que os dois sejam “amarrados” por uma cartilha que o governo manda para nos emburrecer. Queremos que nenhum diretor seja empossado contra a vontade da comunidade escolar!

Enfim, queremos que o ensino da nossa escola seja de qualidade e que melhore mais a cada dia. Mas nada disso cai do céu. É preciso lutar por isso. Portanto pedimos o apoio de todos os pais e responsáveis nessa luta que não é só nossa, é também sua. Por isso vimos aqui convidar os senhores para nos apoiar. Façam isso por nós, façam isso pelos seus filhos,

Façam isso por vocês! Uma educação de qualidade só se constrói com a união de toda a comunidade!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

 
Fonte: http://contraaopressoeautoritarismo.blogspot.com/

Veja também:
– Reforma da Educação: um caminho para transformar o Brasil
-Tragédia no Realengo: mãe volta a estudar para que filha fique na escola