Entidade duvida de prazo de conclusão das obras do Eduardo Gomes

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), José Márcio Mollo, colocou em dúvida os dados apresentados pela Infraero do Amazonas sobre a conclusão das obras de ampliação do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes antes de 2014. Segundo ele, desde o ano passado a empresa apresenta dados conflitantes.

Márcio Mollo diz que está no site da Infraero que as obras vão começar em fevereiro de 2010, apesar da empresa anunciar o início do empreendimento para novembro deste ano. A afirmação foi feita durante audiência da Comissão de Infraestrutura do Senado, nesta terça (26), em Brasília.

Do debate, proposto pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), participaram ainda Carlos Álvares Campos (técnico do planejamento e pesquisa do Ipea) e Miguel Capobiango Neto (coordenado da Unidade Gestora da Copa do Governo do Estado do Amazonas).

O representante empresarial afirmou que outra contradição é que a empresa anuncia que a capacidade do aeroporto, depois de concluída a obra, será de 13,5 milhões por ano. Mas, o site da empresa informa que só será possível chegar a 5 milhões de passageiros por ano.

Ele apresentou um estudo no qual concorda com todos os dados apresentados pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), segundo o qual nove dos13 aeroportos que serão ampliados nas cidades-sedes da Copa de 2014 não ficarão prontos.

A senadora Vanessa Graziottin considerou a situação apresentada pelos estudos muito grave. Lamentou a ausência do presidente da Infraero, mas considerou entendê-la pelo fato da empresa está há poucos dias sob nova direção.

“Estou compreendendo hoje, mas não vou compreender daqui a duas semanas. Sou aliada do Governo, mas nem por isso vou fechar os olhos para questões graves como essa, até porque se fizesse isso não seria uma boa aliada”, protestou.

Segundo a senadora nova audiência será feita, dessa vez numa ação conjunta de todas as Comissões e subcomissões do Senado que estão tratando do tema, e com as presenças da Infraero e da Secretaria de Aviação Civil.

Assessoria de Comunicação da Senadora Vanessa