Sem categoria

Obama e Berlusconi concordam em realizar novas ações na Líbia

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, concordaram em aumentar a pressão militar sobre o líder líbio, Muamar Kadafi, segundo informou a Casa Branca através de um comunicado.

Berlusconi chamou Obama nesta segunda-feira informando ao presidente dos EUA sua decisão de fornecer apoio militar adicional para a operação da Otan na Líbia, e autorizar ataques aéreos contra alvos pró-Kadafi.

"Os dois líderes concordaram que uma pressão adicional é necessária para reforçar a missão de proteção civil e o presidente Obama enfatizou que a melhor maneira de garantir a segurança do povo líbio é a saída de Kadafi do poder", afirma o comunicado.

Além disso, Obama congratulou a Itália por sediar a próxima reunião sobre o problema na Líbia no próximo 5 de maio, em Roma, onde se discutirá sobre como aumentar a pressão diplomática e econômica sobre o governo de Kadafi e fornecer apoio adicional para o chamado Conselho Nacional de Transição.

A Otan realizou novos bombardeios contra o território da Líbia, nas proximidades da capital, Trípoli, e em outras quatro cidades nos últimos dias. No domingo, as forças de Kadafi bombardearam áreas da cidade portuária de Misrata, a única grande cidade controlada pelos rebeldes na Líbia ocidental.

Com agências