CTB promove Dia do Trabalhador em Caxias do Sul

Tudo pronto para a festa do Dia do Trabalhador, que será realizado nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, no dia 1ª de maio. Com o tema, “Por desenvolvimento com valorização do trabalho”, a atividade começa ainda pela manhã, às 10h, com debate sobre "As lutas dos trabalhadores para o Brasil Avançar" e à tarde, a partir das 13h30min haverá Ato Show do Dia do Trabalhador com Tchê Garotos, Papas da Língua, Osvaldir e Carlos Magrão, Lucas e Marcos e Família Hip Hop e Bateria Show.

A Festa, que deve reunir cerca de 30 mil trabalhadores, é uma realização da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e Sindicato dos Comerciários de Caxias do Sul e tem o apoio da Prefeitura.

Durante o dia haverá passe-livre no transporte coletivo urbano e a entrada para o Ato Show é franca. Além dos shows, haverá atividades recreativas e de Educação Ambiental. O presidente da CTB-RS e da Federação dos Comerciários do RS (Fecosul), Guiomar Vidor, observa que o 1º de Maio não é apenas uma data de comemoração ou reflexão: é simbólica para a luta dos trabalhadores. “Por causa dele, muito já se conquistou, porém muito ainda há por conquistar. Para o Brasil seguir adiante, avançando no rumo das mudanças, é necessário que os trabalhadores coloquem na ordem do dia às suas bandeiras e reivindicações”, defende.

A CTB defende a união dos trabalhadores e centrais sindicais em torno de uma plataforma única de lutas, aprovada em junho do ano passado na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). Pela redução da jornada sem redução dos salários; fim do Fator Previdenciário; recuperação dos benefícios e reajuste digno para os aposentados; redução da taxa de juros e taxa de câmbio favorável à indústria nacional; aprovação das resoluções 151 e 158 da OIT (dispositivo que veda a dispensa arbitrária do trabalhador); igualdade de direitos entre homens e mulheres; valorização da agricultura familiar; pela universalização da banda larga; mais acesso à educação e qualificação profissional; pelas reformas democráticas que o Brasil precisa, entre outras. “Há mais de 100 anos, o Dia do Trabalhador se originou nas lutas por melhores condições de trabalho e, hoje, apesar das conquistas, essas lutas ainda são atuais e não podemos deixar que enfraqueçam", reitera Vidor.

Fonte: CTB