Sem categoria

Mais de 70% da riqueza da Rússia pertence a 0,2% de famílias

Em 2011 cerca de 70% da riqueza nacional da Rússia se concentra nas mãos de 0,2% das famílias existentes no país, declarou nesta quarta-feira o vice-presidente do Tribunal de Contas do país, Valiéri Goriegliad.

"Reconhecemos que 0,2% das famílias da Federação Russa controla quase 70% da riqueza nacional. Essa desigualdade não pode incentivar o crescimento econômico", considera.

Goriegliad disse que vê o problema "não a partir do ponto de vista da Justiça social, mas do ponto de vista da eficiência econômica", opina.

A seu juízo, não se pode ter um modelo econômico estável quando o Estado deve manter quase solitariamente o setor social.

"Na Federação Russa, o sistema de distribuição de renda é extremamente deformado e constitui-se num fator de contenção do desenvolvimento econômico", agregou.

Por último, observou que, de nenhuma maneira, deve-se "aumentar de forma infundamentada os salários, sem o respectivo crescimento do rendimento do trabalho", acredita.

"Hoje, o salário médio na Federação Russa é de cerca de 40% a 60% do salário médio europeu. Na realidade, o rendimento do trabalho nas empresas russas não cresce tão rapidamente", disse o vice-presidente do Tribunal de Contas da Rússia.

A disparidade social na Rússia hoje é consequência direta da reinstauração do capitalismo no país, há 20 anos, em primeiro lugar sob a batuta de Mikhail Gorbachov, que desintegrou o que restava do socialismo na URSS e em seguida à completa capitulação promovida por Boris Iéltsin.

Com informações da RIA Novosti