Sem categoria

Seminário em São Paulo aborda relação do Direito com movimentos 

Inicia-se nesta quinta-feira (28), o seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais, cuja abordagem se fundamentará na relação da ciência do Direito com os movimentos sociais, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, no Auditório 11 de Agosto.

O início das atividades está previsto para as 13 horas. João Pedro Stedile, da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), participa de debate sobre conjuntura política a partir das 14 horas. O encerramento do seminário é no sábado, às 17h30.

Os principais objetivos do seminário são a promoção de um diálogo entre a academia – centrado especificamente na esfera jurídica – com as demandas da sociedade promovidas especialmente pelos movimentos sociais.

Entre as temáticas propostas, destacam-se: "Os movimentos sociais, o Direito, a pesquisa", mesa coordenada pelos professores Celso Fernandes Campilongo (PUC-SP) e Leonardo Avritz (UFMG); "Mobilizações sociais e o sistema de justiça criminal", administrada por Aton Fon Filho (Rede Social de Justiça), Domingos Sávio Dresch da Silveira (USP); e "A Função Social da Terra", com José Antinio Peres Gediel (UFPR), Gilberto Bercovici (USP) e Gilda Diniz (Procuradoria Federal Especializada junto ao Incra).

O seminário reúne professores e pesquisadores da temática para trocas de impressões, de conhecimentos, bibliografias, conclusões sobre linha de pesquisa científicas, tendo em vista o papel do Direito na relação direta com os conflitos sociais e como sua relação na intermediação desses conflitos, ao permitir participação social e garantia de direitos.
Serão realizadas mesas com professores e pesquisadores da área jurídica, incentivando pesquisas da área e a construção de uma rede de troca de experiências entre professores e pesquisadores, fomentando a produção do conhecimento científico referente às demandas dos movimentos sociais

Para contemplar a especificidade das demandas dos movimentos sociais, o seminário tem três eixos: terra, trabalho e grupos excluídos, juntamente com as necessidades dos movimentos sociais e o acesso à universidade.

Abaixo, a programação completa:

28 de abril (quinta-feira)
13:00 – Abertura
14:00 – Conjuntura Política – João Pedro Stedile
15:30 – Os movimentos sociais, o Direito, a pesquisa – Celso Fernandes Campilongo, Leonardo Avritz

29 de abril (sexta-feira):
8:30 – Mobilizações sociais e o sistema de justiça criminal – Aton Fon Filho, Domingos Sávio Dresch da Silveira
– Apresentação de trabalhos (10 minutos para cada pesquisador)
14:00 – A função social da terra – Jose Antinio Peres Gediel, Gilberto Bercovici, Gilda Diniz
Apresentação de trabalhos (10 minutos para cada pesquisador)
19:30 Lançamento de livros e coquetel

30 de abril (sábado):
8:30 – Gênero, Diversidade Sexual e Raça – Rubia Abs da Cruz, Regina Fachini
– Apresentação de trabalhos de pesquisa (10 minutos para cada pesquisador)
14:00 – Trabalho, Acesso à Universidade e Exclusão Social – Jorge Souto Maior, Jose do Carmo Siqueira, Deisy Ventura
18:00 às 19:00h – O novo código de processo penal – Gabriel Sampaio SAL/MJ
17:30 – Encerramento – Marcus Orione, Antonio Magalhães Gomes Filho

Fonte: Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária