Sem categoria

Militares chilenos são condenados por sequestros na ditadura

Cinco militares chilenos, um deles ex-subsecretário de Relações Exteriores, foram condenados pela Suprema Corte da cidade de Linares a diferentes penas que cumprirão em liberdade condicional, pelo desaparecimento de nove pessoas durante a ditadura militar, informou o poder judiciário.

"A Suprema Corte ditou a sentença definitiva na investigação pelos sequestros registrados a partir de setembro e dezembro de 1973 na cidade de Linares", cerca de 300 km ao sul de Santiago durante o regime militar liderado por Augusto Pinochet (1973-1990), indica o comunicado.
 
Entre os sentenciados está o subsecretário de Relações Exteriores da ditadura militar, Humberto Julio Reyes, que foi condenado a três anos de prisão com o benefício da liberdade condicional.

Os outros quatro militares, dois generais, um coronel e um suboficial, foram condenados a cinco anos de prisão que também serão cumpridos em liberdade condicional. Os tribunais chilenos mantêm abertos cerca de 350 processos por sequestros, tortura, prisões ilegais ou conspirações durante a ditadura chilena, que envolvem por volta de 700 militares e agentes civis.

Fonte: AFP