Sem categoria

1º de Maio Unificado no Ceará: em defesa da redução da jornada

Com festa e entusiasmo para seguir na luta, trabalhadores de Fortaleza comemoraram o 1º de Maio Unificado, com um Ato Político realizado à beira-mar. Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical e a Nova Central participaram da mobilização que reforçou as grandes bandeiras dos trabalhadores– com destaque para a luta pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, e para o tema “Desenvolvimento com Justiça Social”.

Em uma manhã de domingo de sol forte, a concentração nas proximidades do palco montado na área do antigo kartódromo começou às 9h e seguiu até pouco mais de meio-dia. Sindicalistas, parlamentares e trabalhadores de diversas categorias participaram do Ato Político, que também defendeu o fim do fator previdenciário, a redução dos juros, a valorização do salário mínimo e a reforma agrária. Com direito a apresentações musicais, shows de humor e sorteios de bicicletas e uma moto.

Presidente da CTB no Ceará, Jadson Sarto ressaltou a importância do 1º. de Maio Unificado e as conquistas possíveis a partir da mobilização dos trabalhadores. “A redução da jornada de trabalho e a obtenção de melhores condições de trabalho são vitórias que, mobilizados, podemos alcançar. Para isso, precisamos da força dos trabalhadores e também da conscientização dos empregadores”, afirmou.

Trabalho e educação

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) defendeu o fortalecimento de uma agenda positiva dos trabalhadores, em prol da redução de jornada de trabalho para 40 horas semanais, mas também de melhorias no novo Plano Nacional de Educação (PNE). “A luta dos trabalhadores precisa estar sempre ligada à luta da educação. Queremos 10% do PIB para a educação, para que o filho do trabalhador pobre tenha as mesmas oportunidades de formação que os filhos dos ricos, com educação de qualidade”, apontou Lopes.
“Precisamos também fortalecer o projeto de desenvolvimento nacional, com distribuição de riqueza. Que o 1º. de Maio seja de festa e alegria, mas também de compromisso com a transformação social”, complementou Chico Lopes.

Unidade

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) enfatizou a importância do 1º. de Maio Unificado. “É muito importante unir as nossas forças para conquistar a redução da jornada de trabalho. Mais gente vai trabalhar, e em melhores condições”, defendeu. “Nós, das centrais sindicais, podemos dar a grande partida nessa unidade dos trabalhadores, para essa e para outras conquistas”, frisou o senador, autor da Proposta de Emenda Constitucional que prevê a diminuição da jornada de 44 para 40 horas semanais.

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB-CE) abordou a importância da participação dos trabalhadores nas lutas do movimento sindical. “São os trabalhadores do campo e da cidade, cada vez mais conscientes, que vão fazer a transformação social”.

De acordo com o membro da Comissão Organizadora e diretor da CTB, Ailson Duarte, a disposição das Centrais em unificar o Ato continuará para além do 1º de Maio. “É com esse sentimento de unidade que vamos criar uma agenda de lutas para defender os direitos da classe trabalhadora”, afirma.

Colaborou, de Fortaleza, Dalwton Moura