Sem categoria

Cinco ministros são esperados em debates no Senado esta semana

A agenda do Senado para esta semana inclui debates com cinco ministros do governo de Dilma Rousseff. Na terça-feira (3), estão previstas duas audiências públicas, para ouvir a ministra da Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, sobre a violência contra jornalistas, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que analisa o cenário econômico brasileiro.

Na quarta-feira (4), fala aos senadores o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que analisa a importância da logística no desenvolvimento regional. No mesmo dia, serão realizados debates com Aloizio Mercadante, ministro de Ciência e Tecnologia, e Alexandre Padilha, ministro da Saúde. Ambos apresentarão diretrizes e programas prioritários de suas pastas.

Violência contra Jornalistas

Helena Chagas foi convidada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a partir de requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS). O parlamentar quer discutir medidas para reduzir os riscos enfrentados pelos jornalistas no exercício da profissão. A presença de Helena Chagas ainda não está confirmada. Em seu lugar poderá vir o Secretário de Imprensa da Presidência da República, José Ramos.

Conforme relatório da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), foram registrados 55 casos de violência em 2009, sendo dois assassinatos, ambos em Pernambuco. Do total, 40% são agressões físicas e verbais; 27%, censura e processos e 15%, ameaças.
A federação registrou ainda detenção e tortura (5%); atentados (5%); e violência contra agressão sindical (4%). De acordo com o estudo, agentes do Estado são responsáveis pela maioria dos casos de agressões a jornalistas.

Rumos da economia

Guido Mantega fala à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), às 10h. A proposta para realização do debate foi apresentada pelos senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Cyro Miranda (PSDB-GO) e Alvaro Dias (PSDB-PR). Além das perspectivas da economia brasileira para 2011, eles querem discutir com o ministro notícias sobre a interferência política do governo federal para a companhia Vale.

Ciclo de debates

O ministro Alfredo Nascimento abre o ciclo de debates promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), que vai tratar dos entraves ao desenvolvimento regional no país. Conforme requerimento das senadoras Ana Amélia Lemos (PP-RS), Lídice da Mata (PSB – BA) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), serão analisadas nesse primeiro painel as ações do governo para melhorar a eficiência da logística disponível no país.

Programas

Já Aloizio Mercadante apresentará seu plano de ação à Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); e Alexandre Padilha falará à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) sobre as diretrizes e programas do Ministério da Saúde. As duas reuniões estão marcadas para as 9h. Na CCT, o debate foi proposto por Eduardo Braga (PMDB-AM), Walter Pinheiro (PT-BA) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e na CAS, pelo senador Eduardo Amorim (PSC-SE).

Fonte: Agência Senado