CTB RS: Dia do trabalhador reúne 25 mil em Caxias

 Aproximadamente 25 mil pessoas participaram do Ato Show do Dia do trabalhador, realizada domingo, dia 1º, nos Pavilhões da Festa da Uva. A atividade foi promovida pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e Sindicato dos Comerciários, teve apoio da Prefeitura de Caxias e das rádios Mais Nova e São Francisco Sat. 

1° de Maio - Caxias do Sul - Clomar Porto

Começou pela manhã com o debate sobre "As lutas dos trabalhadores para o Brasil Avançar" e à tarde, os trabalhadores comemoraram a data com shows musicais e as intervenções de sindicalistas e lideranças populares. O encontro reuniu o vice-governador Beto Grill (PSB), o deputado federal Assis Melo (PCdoB), o presidente da CTB no Estado, Guiomar Vidor, o vice-presidente da CTB nacional, Vicente Selistre, a deputada estadual Marisa Formolo (PT), e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Alimentação em Caxias do Sul, Arlete Schmitz. Eles discutiram medidas para tentar avançar em busca de um desenvolimento com valorização do trabalho. “Muito ainda precisa ser feito em defesa das políticas de saúde, do bolsa família e da moradia popular”, destacou Guiomar Vidor, criticando especialmente a política de juros altos do governo federal. “Ao invés de se investir mais em saúde, políticas sociais e infraestrutura, poupa-se para pagar juros da dívida”, disse.

À tarde, os trabalhadores puderam se divertir com os shows da Família Hip Hop e Bateria Show, Lucas e Marcos, Oswaldir e Carlos Magrão, Tchê Garotos e Papas da Língua e das atividades recreativas e de Educação Ambiental. Essa foi a terceira vez que a CTB organiza o ato estadual de 1º de Maio em Caxias do Sul, cidade que representa uma das maiores concentrações de trabalhadores e operários do estado. “É importante saber que hoje temos melhores condições de trabalho porque muitos, no passado, lutaram e morreram. E hoje, continuamos tendo que lutar pela valorização dos trabalhadores”.

Entre as bandeiras defendidas pela CTB estão a redução da jornada sem redução dos salários; o fim do Fator Previdenciário; recuperação dos benefícios e reajuste digno para os aposentados; redução da taxa de juros e taxa de câmbio favorável à indústria nacional; aprovação das resoluções 151 e 158 da OIT (dispositivo que veda a dispensa arbitrária do trabalhador); igualdade de direitos entre homens e mulheres; valorização da agricultura familiar; pela universalização da banda larga; mais acesso à educação e qualificação profissional; pelas reformas democráticas que o Brasil precisa, entre outras. “Temos ainda muitas lutas e as conquistas só constroem com respeito ao trabalhador, ao aposentado e ao jovem. Desde que foi concebida, a CTB luta em defesa do sindicalismo classista, um projeto de desenvolvimento com protagonismo do trabalhador”, defendeu o vice-presidente nacional da CTB.

O deputado federal e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, observou que só se consegue um país desenvolvido com a valorização do trabalho. “Mas para isso acontecer é preciso acabar com os juros altos, a agiotagem. É a herança maldita da política neoliberal que ainda precisa ser retirada, por isso continuaremos de cabeça erguida, chamando para a luta homens e mulheres trabalhadores que, com sua força, são responsáveis pelo desenvolvimento do país”.

Representando 1,2 milhão de pequenos agricultores, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag) também prestigiou o ato show e aproveitou para apresentar as demandas da agricultura familiar. “Precisamos aprovar uma legislação que trate os diferentes de forma diferentes, pois hoje exigem muitas vezes dos pequenos o mesmo que dos latifundiários. É preciso levar em consideração as peculiaridades para que o pequeno agricultor não deixe de plantar”.

A juventude trabalhadora também esteve representada no Ato Show. O assessor parlamentar e representante da UJS, Rafael Bueno, defendeu o movimento estudantil como fator preponderante para a conquista de um ensino de qualidade. “O jovem é o principal protagonista e, por isso precisamos nos juntar à luta dos trabalhadores”, defendeu, ao citar a recente conquista de um convênio para a instalação de uma extnsão da UFRGS na região da Serra.

Fonte: CTB-RS