Angela Albino defende política de incentivos fiscais

 A deputada estadual Angela Albino (PC do B) quer que o governo reestruture as políticas de incentivo fiscal do Estado a fim de viabilizar a ampliação dos níveis de atividade do setor produtivo catarinense.

Em indicação encaminhada ao governador Raimundo Colombo, a parlamentar propõe a redução de 30% no ICMS arcado pela cadeia produtiva têxtil, moveleira, de revestimentos cerâmicos e ainda a redução de 20% do imposto cobrado da cadeia produtiva de equipamentos de informática fabricados no Estado.

Angela Albino também defende a concessão de subsídios ao gás natural, que no último ano sofreu reajuste acima da inflação. Em contrapartida, a deputada propõe que as fábricas beneficiadas invistam 40% do subsídio concedido em projetos voltados à saúde e educação dos trabalhadores e seus dependentes.

“As estatísticas recentes de Santa Catarina, unidade federativa modelo em termos de estrutura industrial, explicitam essa situação. De acordo com recente pesquisa da FIESC, 40% das empresas catarinenses são negativamente atingidas pela entrada de produtos chineses em nosso mercado e cerca de 60% pela concorrência externa desigual, o que acaba por forçar a terceirização da produção (17% dos casos verificados) e ampliar os níveis de desemprego (vide os casos dos setores têxtil da Grande Florianópolis, Brusque e Blumenau e moveleiro do Planalto Norte). Isso sem falar em nosso déficit comercial de US$ 513 milhões e na baixa taxa de crescimento comparativamente a outros estados brasileiros" registrou Angela.

“Não cabendo à esfera estadual intervir diretamente sobre estas questões, a ampliação dos níveis de competitividade exige que sejam concedidos subsídios à indústria catarinense, restabelecendo sua competitividade nos mercados nacional e internacional”, completa a deputada.

Assessoria de Imprensa