Piauí recebe pela 1ª vez a exposição de arte sacra e contemporânea

Exposição será aberta hoje (3), às 19h, na Casa da Cultura

              Pela primeira vez em Teresina, religiosos promovem uma exposição de arte sacra e contemporânea: a Mostra Arte e Cultura dos Capuchinos. A abertura da exposição, que tem como curador o escritor, fotógrafo e artista plástico Padre Frei Ricardo Regis Ferreira Sales, acontece na Casa da Cultura de Teresina, nesta terça-feira (03), às 19h, e segue até o fim do mês.
        
              Teresina receberá a sexta edição da exposição, que oferece ao público a oportunidade de mergulhar seus dons artísticos em um universo religioso criativo da arte através da pintura, desenho, fotografia, instalação, vídeo, objeto e escultura.

                A exposição irá representar um pouco do cotidiano dos frades capuchinos. "Diante do cotidiano religioso, um novo olhar se desperta para a questão da arte contemporânea. Mergulhando no profundo sentimento desse universo, religiosos (Padres – Freiras e Seminaristas) expressam suas ideias criando cenas reconhecíveis através de uma mistura harmônica com o abstrato. As instalações, assim como todo o espaço criado pelos religiosos, sugerem uma divertida comunicação que explora os sentidos visuais, auditivos e táteis", explica Frei Ricardo Régis.

                  O conhecimento artístico é produzido a partir da sensibilidade e intuição individual. O que gera peça de valores inestimáveis e históricos para a humanidade. Não definição de arte, pois a definição limita as barreiras do artista. "A arte é uma porta essencial para o mundo fantástico de cada artista. Realiza uma interação individual e coletiva, colocando nas mãos de cada um o poder das palavras, das cores e imagens. Tudo para que se possa entrar em uma viagem em busca de si mesmo, da luz e da sombra que existem dentro de cada um de nós. Uma experiência que nos faz submergir em todas as formas de um mundo mágico paralelo e condizente com a realidade", complementa Régis.

                 A diretora da Casa da Cultura de Teresina, Yolanda Carvalho, revela que o MACC – Mostra de Arte Contemporânea – é importante, pois leva o visitante a aguçar os sentidos e refletir sobre o saber artístico.

 

Fonte: Portal O Dia