Sem categoria

Votação do Código Florestal é adiada para próxima terça

Faltavam poucos minutos para às oito horas da noite – a sessão plenária da Câmara estava suspensa -, quando os líderes da base aliada encerraram a reunião que decidiu abrir um prazo de mais cinco dias para a votação do novo Código Florestal. Esse prazo vai coincidir com a próxima terça-feira (10), destacou o líder do PCdoB na Câmara, deputado Osmar Júnior (PI), quando o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) será lido – com ou sem consenso.

Durante todo o dia de hoje (4), Brasília se movimentou em torno das negociações sobre as mudanças do Código Florestal. Às 17 horas, após a reunião de quase três horas, a bancada do PT e a liderança do governo já acenavam com a possibilidade de adiamento. Eles não haviam chegado a consenso sobre o relatório.

Na reunião da base aliada do governo participaram também os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Agricultura, Wagner Rossi; das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e o relator da proposta, deputado Aldo Rebelo.

Entre os parlamentares e os ministros ainda há divergência sobre dois pontos: um relativo às áreas consolidadas (já plantadas) e o outro quanto à recomposição da reserva legal. Segundo o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), a intenção do governo é só votar um relatório consensual. “Não queremos emendas. Queremos votar um relatório único", disse.

De Brasília
Márcia Xavier