DCE/UVA – Você tem fome de quê?

Por Miguel Silva

Manifestação DCE UVA - Arquivo DCE/UVA

O Diretório Central dos Estudantes, juntamente com os Centros Acadêmicos coordenaram nesta semana, duas grandes mobilizações na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Há muito tempo os movimentos estudantis vêm lutando por restaurante e residência universitária para os estudantes e há quinze dias a comunidade universitária foi surpreendida pelo anúncio de investimento da ordem de R$ 2 milhões do Governo do Estado no Campus da Betânia/UVA, mas, ao contrário de atender as reivindicações históricas dos estudantes, os investimentos serão para reforma do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Departamento de Material (DIMAP) e o estacionamento do Campus da Betânia.

Os estudantes fizeram no período da manhã e noite no Campus da Betânia/UVA, um cordão de isolamento na entrada que dá acesso ao campus para sensibilizar os estudantes da situação e não permitir que carros, motos e ônibus adentrassem o campus universitário. Estas duas atividades tiveram uma grande adesão dos estudantes que, cientes das suas necessidades, compreenderam que o movimento articulado pelo DCE/UVA e os Centros Acadêmicos são formas legítimas para garantir seus direitos.

Segundo o DCE/UVA o que se contesta não são as reformas em si, pois a atual gestão da entidade compreende que é importante que a UVA tenha boas condições estruturais, inclusive luta por isto desde que assumiu o mandato. No entanto, é necessária uma maior discussão sobre as reais prioridades da comunidade acadêmica da UVA, pois não houve nenhuma consulta à comunidade universitária para diagnosticar quais as questões prioritárias e urgentes. Para os estudantes as decisões sobre estes investimentos foram arbitrárias e unilaterais, uma vez que não levaram em conta as demandas reprimidas dos estudantes por restaurante e residência universitária.

Segundo a atual gestão do DCE/UVA é preciso instrumentos mais participativos para se decidir as prioridades de investimentos na UVA. O movimento esttudantil cita, por exemplo, o orçamento participativo e os Planos Plurianuais Participativos – PPP’s; as Conferências Regionais e nacionais e os conselhos participativos que têm ajudado bastante a gestão pública a olhar melhor as prioridades, a partir daqueles que vivem a realidade concreta em cada ambiente, seja nas cidades ou nas instituições.

Mas do que isto, estes acontecimentos apontam para uma necessidade urgente de um novo estatuto e regimento para a UVA, na perspectiva de que se possam superar os resquícios da Ditadura Militar presentes nestes dois documentos importantes da universidade e que infelizmente ainda não foram superados. Após mais de 20 anos, ainda temos na UVA uma herança muito forte de posições autoritárias e antidemocráticas, que não cabem mais no seio da sociedade brasileira, que avança para fortalecer a sua jovem democracia. É urgente um movimento que aponte nesta perspectiva para abrir novos e mais democráticos canais de participação da comunidade acadêmica nas decisões desta instituição.

Há também uma dificuldade de diálogo com o governo do estado, pois o DCE/UVA há mais de um mês tenta marcar uma audiência com o Governador para discutir a questão da assistência estudantil e o urgente e necessário concurso público para professores efetivos da UVA, uma vez que a carência de professores tem causado grandes prejuízos aos estudantes e à instituição, no entanto não têm obtido êxito neste diálogo, o que precisa urgentemente ser superado.

O DCE/UVA informa que vai continuar mobilizando os estudantes e buscando encontrar saídas para os problemas mais urgentes que vive a Universidade hoje: uma carência gritante de professores efetivos que possam desenvolver ensino, pesquisa e extensão, funções precípuas da universidade prevista na LDB; além de uma política de assistência estudantil que possa permitir que os estudantes mais carentes possam ter condições de ingresso, permanência e sucesso na universidade, sob pena de que estes estudantes continuem penalizados e excluídos do ensino superior.

Estaremos na luta, atentos ao que está acontecendo e prontos para contribuir com a melhoria da UVA e do seu papel no desenvolvimento do Ceará, afirma a gestão do DCE/UVA.


Fonte: DCE/UVA