Sem categoria

Comunistas de Israel apoiam acordo de unidade palestino

Em nota divulgada esta semana em seu site, o Partido Comunista de Israel manifestou apoio ao acordo de unidade recém assinado por seis organizações palestinas em 4 de maio, na cidade do Cairo, capital do Egito.

O documento, assinado pelo Birô Político do PCI, afirma que o acordo é uma "Importante contribuição na direção dos esforços da OLP e da Autoridade Nacional Palestina em conseguir apoio da maioria dos membros da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro, em favor do estabelecimento de um estado Palestino independente".

Leia abaixo a íntegra da nota:

O acordo entre Fatah e Hamas e o reconhecimento do Estado palestino pela ONU

O Partido Comunista de Israel (PCI) saúda o acordo anunciado pelos representantes do Fatah e do Hamas a respeito do estabelecimento de uma unidade de governo interino que preparará as eleições para a presidência, o parlamento e o Conselho Palestino Nacional dentro de oito meses.

Um acordo entre o Fatah e o Hamas a respeito da cooperação política é uma importante contribuição na direção dos esforços da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) e da Autoridade Nacional Palestina em alcançar o apoio da maioria dos membros da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro, em favor do estabelecimento de um estado Palestino independente, com Jerusalém Oriental como capital, ao lado de Israel.

O PCI destaca que a votação da Assembleia da ONU, que está para reconhecer o Estado palestino respeitando as fronteiras de 4 de junho de 1967, serve aos interesses básicos dos povos, tanto de Israel como da Palestina, que tentam alcançar uma paz justa e estável, baseada no fim da ocupação, evacuação dos assentamentos e uma solução ao problema dos refugiados de acordo com as resoluções da ONU.

O Birô Político do PCI condena a reação violenta do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, segundo o qual o Fatah deve fazer uma escolha entre a paz com Israel e a paz com o Hamas. É importante notar que Netanyahu e seu gabinete são aqueles que disseram, repetidamente, que assinar um acordo com os palestinos seria impossível porque o presidente Abu-Mazen não representa o governo em Gaza. Agora, com o acordo entre Fatah e Hamas, fica mais claro que a única coisa que interessa para esse perigoso governo é a continuação da ocupação e dos assentamentos, enquanto arrisca a possibilidade de novas guerras.

O PCI conclama seus aliados na Hadash (a Frente Democrática pela Paz e a Igualdade) e todos os apoiadores da paz em Israel, judeus e árabes, para intensificarem a luta pelo fim da ocupação e unirem forças para garantir o mais amplo apoio público possível favorável à futura declaração da Assembleia da ONU pelo estabelecimento de uma Palestina independente de Israel.

A chance de alcançar uma paz permanente, baseada no princípio de dois estados independentes, conforme as linhas fronteiriças de 4 de junho de 1967, é mais tangível hoje do que nunca.

Não vamos permitir que esta oportunidade histórica escape!

Vamos salvar nossos dois povos de mais uma guerra e mais derramamento de sangue!

Uma Palestina independente também é um dos interesses dos trabalhadores israelenses!
 

Fonte: Solidnet