Sindicato rural de João Dourado/BA elege sua primeira presidenta

O novo momento representado pela eleição de Dilma Rousseff como presidenta do Brasil começa a se refletir também em outros setores da sociedade. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Dourado, no norte da Bahia, acaba de empossar sua primeira presidenta, Ieuda Mendes, eleita com o apoio da Federação dos Trabalhadores em Agricultura da Bahia (Fetag-BA), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Sindicato rural de João Dourado/BA elege sua primeira presidenta

Ciente da responsabilidade enorme que possui como presidenta, Ieuda se emociona ao falar do que já passou até conquistar a Presidência do Sindicato com mais de 90% dos votos válidos. Em sua gestão, pretende fortalecer e aprimorar o trabalhão já existente, além de buscar parcerias para criação de projetos e programas voltados para a juventude e a terceira idade. “Queremos implantar o atendimento itinerante nas comunidades, levando o Sindicato para perto da comunidade, um projeto que há muito tempo vem sendo discutido pelas diretorias anteriores e que colocaremos em prática”, afirmou.

Quando questionada sobre a relevância de ter uma mulher a frente do Sindicato, o sorriso vem no rosto e lembra da presidenta Dilma que também foi eleita a primeira mulher presidenta do Brasil. “É fundamental demonstrarmos que as mulheres estão ocupando os espaços não por apadrinhamento, mas sim, pela competência e as lutas travadas ao longo dos anos”, ressalta Ieuda, que foi empossada no último dia 30 de abril.

Apoio da Fetag

Mas, não é apenas pela eleição de Ieuda Mendes que a vitória na eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Dourado tem um significado especial. Para o presidente da Fetag-BA, Cláudio Bastos, o município hoje tem destaque nacional, por ser a cidade do secretário da Contag, Davi Lucas. “Ele já foi diretor do Sindicato, assumiu a Presidência por algum tempo e tem jogado um papel importante para atrair investimentos para desenvolver o município de João Dourado. Davi continua como diretor do sindicato, como primeiro suplente, faz parte da direção da Fetag e da Contag, além de ser vice-presidente nacional da CTB”, declarou Bastos.

O presidente da Fetag-BA, entidade que deu apoio jurídico, sindical e político ao pleito, afirmou ainda que esta foi uma eleição com uma repercussão importante na região de Irecê, onde o município está situado. “Teve o ensaio de uma chapa de oposição, que não conseguiu se registrar e entrou na Justiça para tentar prejudicar o resultado eleitoral. Não obteve sucesso na Justiça e isso repercutiu bem, porque nós entendemos que quem tem que intervir nos trabalhados do Sindicato no dia a dia são os trabalhadores e não a Justiça. Este método de perder e querer entrar na Justiça porque não conseguiu vencer no processo democrático, nós condenamos, não concordamos com isso e defendemos que o Sindicato seja dirigido pelos trabalhadores que sustentam efetivamente a entidade”, enfatizou Cláudio Bastos.

De Salvador,
Eliane Costa