Presidente da CTB-RS critica postura da Fecomércio sobre Piso 

 O Presidente da Federação dos Comerciários do RS (Fecosul) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/RS), Guiomar Vidor, considerou descabida e totalmente fora de sintonia com o momento político e econômico do estado e do país, a postura da Fecomércio/RS, em integrar grupo de trabalho da Confederação Nacional do Comércio (CNC) que objetiva acabar com a Lei nº103/2000, que regulamenta a implantação dos Pisos Regionais em todo país.

guiomar vidor - Divulgação

No entendimento de Vidor, o setor do comércio é o que mais lucra com o fortalecimento do mercado interno e com o aumento do poder de compra da população mais carente. São eles os beneficiados com o Piso Regional e que, por sua vez, consomem no mercado local gerando desenvolvimento e distribuição de renda.

Vidor lembra ainda, que o comércio do RS cresceu, em 2010, 10,7% o seu volume de vendas e 12,9% em receita, graças ao fortalecimento de nosso mercado interno. “Não podemos ter um estado rico e um povo pobre. O piso regional é, portanto, um instrumento necessário para garantirmos o mínimo de dignidade aos trabalhadores que sobrevivem de sua força de trabalho. Acabar com o piso é acabar com parte da dignidade dos que mais precisam da proteção do estado”, considera Vidor.

O presidente da CTB afirma que a entidade já busca, junto ao Ministério Público do Trabalho, medidas mais enérgicas para o cumprimento da Lei Estadual que institui o Piso Regional no estado, a qual não vem sendo cumprida por várias entidades patronais.

Fonte: CTB-RS