Audiência Pública debate violência policial contra jovens negros

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (CCDH) realiza nesta quinta-feira, dia 12, audiência pública para debater o tema: Violência de Policiais Militares no Rio Grande do Sul contra jovens negros. A atividade se inicia às 19h no Plenarinho da Casa, e terá a presença do estudante Helder Santos. No início de abril o jovem deixou o Rio Grande do Sul em razão de denúncias de agressão sofridas.

Audiência Pública debate violência policial contra jovens negros - Divulgação

Aluno do curso de História, da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Helder foi abordado, em  5 de fevereiro, juntamente com um amigo numa ação da Brigada Militar tendo sido agredido e chamado de negro. Depois uma série de cartas apócrifas abandonou o curso universitário e saiu da cidade com medo de represálias.

No evento desta quinta-feira, também será debatido o episódio que culminou na morte do boxeador Tairone Silva. Aos 16 anos ele foi assassinado em maio com três tiros em frente à casa em que morava, na cidade de Osório.

Além de Helder, participam do debate Ricardo Breier, da Comissão de Direitos Humanos da OAB –RS; Marcos Reichelt Centeno, do Ministério Público; Franquilin Pereira, da assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar; Luis Antônio da Silva, da UNEGRO; e Lorivaldino Silva, representante do Quilombola da Família Silva.

Da redação local, com agências