Cerrados já respondem por 73% da produção de grãos no Piauí

Os 27% restantes ficam por conta de agricultores familiares, aponta pesquisa do IBGE

Cerrado - INTERNET
.Os Cerrados piauienses já respondem por cerca de 73% da produção de grãos do Estado, segundo números divulgados na manhã da última terça-feira (10), pelo supervisor de Informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Piauí (IBGE), Pedro Soares. Os 23% restantes ficam por conta de agricultores familiares.

A última estimativa do IBGE indica que, em 2010, a produção de grãos nos Cerrados, incluindo, principalmente, soja, arroz, milho e algodão, será de 1,691 milhão de toneladas.

Levantamento feito pelo IBGE revela que a produção de grãos no Piauí na safra 2010/2011 deverá ficar em torno de 2,315 milhões de toneladas de grãos, com destaque para a soja, que deverá render 1,164 milhão de toneladas. Milho, com 724,6 mil e o arroz, com 277,3 mil toneladas, são outros destaques da safra.

Segundo Pedro Soares, até o momento a única cultura a apresentar queda em relação à safra passada foi o feijão. Devido ao excesso de chuvas, que provocou o apodrecimento das vagens, a colheita do produto deverá ser 10% inferior à registrada em 2010.

Ele garante que, devido ao bom inverno, a safra de grãos deste ano será bem melhor que a de 2010. “No ano passado, municípios do Semiárido chegaram a perder quase toda a produção, por falta de chuvas”, explica Soares.

O IBGE já realizou levantamentos para estimativa da safra nos meses de janeiro e abril. Estão programados novos levantamentos para junho e setembro. Nos próximos 15 dias, técnicos do órgão voltarão a campo para a consolidação dos últimos números.

Fonte/Reprodução: cidadeverde.com