Movimento Negro da Bahia mobilizado para o 13 de maio

Convocar a população para denunciar toda e qualquer forma de discriminação. Este é o objetivo principal da Assembleia negra e popular, que será realizada na próxima sexta-feira, 13 de maio, Dia Nacional de Denúncia do Racismo. Organizado por diversas entidades do movimento social baiano, o evento conta com a participação de aproximadamente 40 entidades e tem uma vasta programação, que começa às 13h, com abraço simbólico na árvore da Cruz Caída, na Praça da Sé.

As atividades continuam às 15h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, onde acontece a audiência pública federal pelo acesso à justiça e à democracia racial e em defesa das ações afirmativas no Brasil. Em seguida, será lançada a campanha Luislinda Valois: Desembargadora negra sim! Por que não?

A mobilização em torno da data será nacional. Na Bahia serão trabalhados 4 eixos: a luta contra o racismo e por justiça; a defesa da luta pela terra com reforma agrária; a luta contra os retrocessos no Sistema Ambiental e a luta por uma política pública construída com participação e democracia reais, incluindo a defesa dos territórios nas cidades que sofrerão com os impactos sócio ambientais dos megaprojetos da Copa 2014, defendidos pelo governo, em parceria com o capital imobiliário.

“Neste dia de denúncia e de luta contra o racismo, tomamos mais uma vez as ruas de Salvador e do Brasil para exigir reparação e provocar uma reflexão a toda sociedade brasileira: É preciso dar um basta na violência racista!”, declara Jerônimo Júnior, coordenador da Unegro e um dos organizadores do ato.

Fonte: Ascom/Unegro Bahia.