Rubens Júnior lamenta que pobreza extrema atinja milhões no MA

O parlamentar comunista chamou atenção para as causas da pobreza extrema que atinge mais de 25% da população.

O deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PCdoB) repercutiu na sessão da Assembléia Legislativa desta quarta-feira,11, os dados do IBGE que apontam o Maranhão como o estado com o maior percentual de pessoas na faixa de pobreza extrema. O parlamentar lamentou que o Maranhão não tenha conseguido até agora acompanhar o bom momento que o Brasil atravessa no combate à pobreza.
Para Rubens Júnior “o governo federal vem reiteradas vezes fazendo sua parte e o governo do estado praticamente nada”. No Maranhão, acrescentou, “não há mudança no horizonte, não há um programa eficaz para combater isso, não há uma política pública para mudar um dado tão vergonhoso e o maranhense está cada vez mais pobre, na contramão do que acontece no Brasil”.
Pelos dados do IBGE existem no Maranhão quase 1,7 milhão de pessoas abaixo da linha da miséria com renda inferior a 70 reais por mês. Isso representa um percentual de 25,7% dos habitantes do estado.
Contrastando com esse Maranhão retratado pelo IBGE, analisou Rubens Júnior, há um outro que vai muito bem que é o da propaganda governamental. “Pela Comunicação nós vivemos em outro estado, em outro Maranhão, onde não há greve dos professores, onde a Polícia Militar está satisfeita, onde há 72 hospitais com 10 UPAs, com helicópteros funcionando para atender a todos, onde há 200 mil empregos”, protestou.
Rubens Júnior encerrou seu pronunciamento conclamando a Assembléia a “combater essa vergonha” que o IBGE divulgou. “Combater essa injustiça de um estado tão rico com R$ 10 bilhões de orçamento, com R$ 100 milhões supostamente em investimentos e com 25% abaixo da linha da pobreza, com renda per capta de menos de 70 reais por mês”.