Arruda Bastos – Controle social fazendo história

 .

No Ceará, o controle social tem histórias para contar e se fortalecer. Pela primeira vez na história do Estado, os Conselhos Municipais de Saúde participaram da escolha da cidade onde será construído um hospital terciário. É o Hospital Regional do Sertão Central, o terceiro a ser construído na gestão do governador Cid Gomes no interior. A escolha democrática foi pelo município de Quixeramobim.

A unidade hospitalar garantirá acesso à assistência de alta complexidade aos moradores de 20 municípios na própria região, sem necessidade de transferências para hospitais da Capital. A votação, que definiu o município vencedor dos quatro que disputaram a localização do hospital regional (Boa Viagem, Canindé, Quixadá e Quixeramobim) aconteceu no último dia 9 de maio, no Centro de Convenções.

Assim, a data 9 de maio de 2011 marcou a história do controle social na construção da saúde pública e no desenvolvimento de uma região, apesar de as ações públicas dos últimos anos ainda ser conhecida pela grave situação das desigualdades sociais.

A deliberação dos conselhos municipais, formados por usuários dos serviços de saúde, trabalhadores e gestores, têm peso na decisão. Pelo espírito de luta e de compromisso em ampliar e qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS), temos certeza da grande mobilização que os conselheiros de saúde realizaram no Sertão Central até o dia da votação.

Além dos conselheiros de saúde, os municípios têm vez e voz através das câmaras municipais e dos prefeitos dos 16 municípios votantes que passam a integrar a nova quarta macrorregião de saúde em processo de criação.

Voltando um pouco mais na história, exatamente ao ano de 2007, outro fato marcou a força do controle social no nosso Estado. No dia 12 de março daquele ano, o então secretário da Saúde, João Ananias, hoje deputado federal, abdicou da presidência do Conselho Estadual de Saúde (Cesau) argumentando coerência na relação Cesau e gestão. Até ali a presidência era condição nata do secretário de Estado da Saúde. Esse fato mudou o perfil do Cesau. O controle social assumiu os rumos do Conselho que passou por eleições para escolha da presidência e da mesa diretora.

Na construção da história, as boas ideais e ações são as que mais marcam. O controle social deve ampliar e qualificar a sua participação para que novos capítulos sejam escritos na história do SUS no Ceará.

Raimundo José Arruda Bastos – Médico e secretário de Saúde do Ceará

Fonte: O Povo

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho