Sem categoria

Chico Lopes destaca luta por mais recursos para a educação

Para uma plateia de professoras, gestores, sindicalistas, parlamentares e representantes de entidades educacionais, o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) afirmou, no 1º Seminário sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), realizado nesta segunda-feira (16), em Fortaleza (CE), a necessidade de assegurar mais recursos para o financiamento da educação brasileira.

“Tem dinheiro para tudo. Tem que ter dinheiro para educação”, afirmou Lopes, sob aplausos dos professores que atenderam ao chamado para discutir o projeto que estabelece as diretrizes para o setor nos próximos 10 anos.

Autor do requerimento que trouxe a Fortaleza a Comissão Especial do PNE da Câmara dos Deputados, Chico Lopes enfatizou o desafio de incluir, no Plano, emendas assegurando o direito ao piso salarial nacional do magistério e à reserva de um terço da carga horário dos professores para atividades extra-sala – conquista assegurada através de emenda de Lopes à lei do piso e recentemente confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“A oportunidade é esta, de os professores fazerem diferença na discussão do PNE. Outra oportunidade como esta só daqui a 10 anos”, ressaltou Chico Lopes, defendendo a garantia de investimento equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. “O dinheiro do pré-sal precisa estar a serviço da educação”, afirmou. “Vamos à luta!”.

Pioneirismo

Chico Lopes e outros parlamentares e representantes de entidades fizeram a entrega das propostas de emendas elaboradas no Ceará ao PNE ao relator da matéria no Congresso Nacional, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR). “Esse seminário é muito importante, para que os deputados da comissão Especial do PNE possam perceber o que os professores estão querendo e debatendo nos estados sobre a educação”, declarou Vanhoni.

O presidente da Comissão Especial do PNE, Gastão Vieira (PMDB-MA), destacou o pioneirismo do Ceará na realização do debate sobre o Plano. “O Ceará mostra o caminho e tem indicadores do que se pode fazer de bom pela educação no Brasil”.

O 1º Seminário sobre o PNE será sucedido de outros encontros, nos municípios de Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús, Limoeiro do Norte e Maracanaú. Além de forte participação por parte das categorias ligadas ao setor educacional, o seminário atraiu grande repercussão na mídia local.