Movimento Orquídea realiza Mutirão para público LGBT

O movimento Orquídea realiza no próximo dia 17 de maio o IV mutirão de Direitos Humanos, Saúde, Cidadania e Diversidade Sexual. A atividade acontece na Av. Sete de setembro, praça da antiga prefeitura, em frente ao INSS e faz parte do Dia Nacional de Luta contra a Homofobia e tem como objetivo levar serviços e informações para a população LGBT.

Segundo o presidente do movimento orquídea, Dartanhã Silva, esse público ainda sofre discriminação quando procura acesso a serviços públicos. “Nos postos de saúde, somos vítimas de piadinhas, cochicos, embora discretos. Precisamos de respeito”, declara, acrescentando que avanços estão sendo conquistados, como a aprovação da união homoafetiva.

Silva explica que as orientações vão no sentido de informar a população LGBT sobre aonde procurar auxílio em caso de doença, direitos para os que trabalham na noite, além de realização de serviços como: emissão de documentos, atendimento médico, distribuição de camisinha, atendimento ao consumidor, etc.

Também haverá realização de teste rápido de HIV. “Teremos uma equipe de apoio que vai dar o suporte e informações necessárias caso o resultado dê positivo”, afirma.

Encontro Estadual LGBT

O movimento LGBT no Estado deve realizar um encontro sobre questões ligadas à causa nos dias 21, 22 e 23 de setembro, antes da Parada Gay. “Será o momento de avaliar o respeito dos nossos direitos no Estado, se a lei está sendo cumprida, e de fazer o balanço sobre se o mutirão funcionou’, diz Dartanhã.