Municípios próximos ao Acre podem ter fuso horário de volta

A Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apresentou, nesta quinta-feira (17/05), emenda ao Projeto de Lei 91/2011, do senador Pedro Taques (PDT-MT), que retorna o fuso horário do Acre para duas horas a menos com relação à Brasília. A emenda inclui, nessa mudança, os municípios do Amazonas próximos àquele Estado (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira e Ipixuna).

Vanessa alegou que estes municípios estão mais próximos geograficamente do Acre que do Amazonas, o que lhes atribui proximidade também econômica e cultural.

A iniciativa da senadora foi acompanhada pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que também apresentou emenda solicitando a mesma coisa para os municípios do Pará na mesma situação.

Essas duas emendas adiaram por uma semana a apreciação do projeto que traz de volta o Acre para o horário modificado pela Lei 11.662/08. Esta norma alterou o fuso horário daquele estado e de municípios da Região Norte que eram de duas horas com relação à Brasília, como determinava o Decreto nº 1.784 de 1913, para apenas uma.

O PL 91/2011 foi proposto com o objetivo de apresentar uma solução juridicamente correta para atender o desejo da maioria da população do Acre, manifestado em referendo realizado nas eleições de 2010, quandp 56% do acreanos decidiram que queriam a volta do antigo fuso horário do Estado.

Da Assessoria da Senadora Vanessa