Pesquisa expõe disputa acirrada e Netinho já aparece em primeiro

A consolidação do nome de Netinho de Paula está redesenhando o mapa eleitoral para 2012 e a ascensão do vereador paulistano deverá levar seu partido a constituir uma chapa com força para desbancar candidaturas tradicionais, herdando grande fatia do eleitorado popular e construindo uma chapa de vereadores com peso eleitoral expressivo.

Netinho de Paula

A pouco mais de um ano e cinco meses das eleições municipais, o vereador Netinho de Paula lidera com grande vantagem a disputa para a prefeitura paulistana quando o candidato petista é Fernando Haddad. O pré-candidato do PCdoB aparece com 24% dos votos, num cenário indefinido para as eleições municipais de 2012, eliminando a polarização entre PT e PSDB. Neste levantamento, feito a pedido do jornal Diário de São Paulo, em que o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos possíveis candidatos, Netinho de Paula já aparece em primeiro lugar com 24% dos votos, a frente também de José Aníbal, Gabriel Chalita, Guilherme Afif.

Em outro levantamento, que substitui Fernando Haddad pela ex-prefeita paulistana Marta Suplicy, Netinho aparece como segundo colocado, com 13% dos votos. Num terceiro cenário, quando Marta é substituída por Aloysio Mercadante, Netinho consolida o segundo lugar, ganhando mais três pontos percentuais, alcançando 16%.

O resultado da pesquisa Ipespe/Diário de São Paulo de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo confirma o forte potencial eleitoral do vereador paulistano e mostra que o PCdoB paulistano têm fortíssimas razões para disputar pela primeira vez a prefeitura da maior cidade brasileira. Com o desempenho na pesquisa, o PCdoB reforça seu trabalho de filiações com o objetivo de eleger uma forte bancada para a Câmara Municipal.

PCdoB saiu na frente

Segundo reportagem do jornal Diário de São Paulo, o PCdoB, partido de Netinho, saiu na frente ao lançar o vereador na disputa municipal de 2012, e conforme resultado apontado nas pesquisas Ipespe/Diário a candidatura de Netinho de Paula vem no embalo da disputa do Senado onde atingiu mais de 2 milhões de votos na Capital e no potencial eleitoral que o vereador possui. Em ambos os cenários o candidato do PCdoB aparece com no mínimo 15% de votos do eleitorado.

Metodologia: O Ipespe entrevistou 2000 pessoas maiores de 16 anos e moradores da Capital. As entrevistas foram feitas por telefone, entre os dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

por Djalma Batigalhia, com agências.