Ellery e bairros vizinhos recebem Assembleia do OP

Na noite desta terça-feira 24 de maio, acontece mais uma Assembleia Eletiva do Orçamento Participativo (OP) 2011, na área da Secretaria Executiva Regional I. Os moradores dos bairros Ellery, Farias Brito, Alagadiço, São Gerardo e Monte Castelo vão eleger, através do voto, demandas e propostas para melhorar a estrutura de suas respectivas comunidades. O encontro ocorre na Escola Martinz de Aguiar (Rua Bernardo Porto, 470 – Vila Ellery), a partir das 18h30.

As áreas para os moradores apresentarem propostas são: Assistência Social, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Esporte e Lazer, Habitação, Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Trabalho e Renda, Transporte e Turismo.

OP em Fortaleza

O Orçamento Participativo foi implantado em Fortaleza no ano de 2005, quando Luizianne Lins assumiu a Prefeitura. Em cinco anos de OP, 1.535 ações consideradas viáveis foram decididas pela população. Destas, segundo a própria Prefeitura, 70% já foram concluídas. Em 2010, a população decidiu ainda mais 239 ações para execução em 2011.

No último dia 5 começou a primeira etapa do Ciclo do Orçamento Participativo 2011, o de Assembleias Eletivas. Serão realizados encontros em 29 áreas de participação e outros sete específicos para os segmentos sociais (crianças, mulheres, negros, jovens, idosos, pessoas com deficiência e LGBTT).

Nas reuniões do OP, a cada 15 participantes presentes na Assembleia, uma proposta é eleita, proporção que será seguida em todos os encontros. As demandas mais votadas pela população serão levadas para análise e retornarão em um segundo momento: as Assembleias Decisivas.

Fonte: Sítio do Bairro Elley com informações da Sepla