PCdoB-ES realiza Encontro Estadual de Dirigentes Municipais

Neste último sábado, 21 de maio, no auditório do Sindicato dos Estivadores do Espírito Santo, os comunistas capixabas realizaram Encontro Estadual de Dirigentes Municipais com vistas a debater o projeto político e eleitoral para o pleito de 2012.

Encontro PCdoB-es

O Encontro contou com a participação de mais de 40 camaradas, sendo 13 presidentes de Comitês Municipais, dirigentes sindicais, dirigentes da UJS, os vereadores da Capital, Namy Chequer e de Ecoporanga, Willian Muqui. Vários membros de administrações, entre eles os Secretários de Educação de São Mateus, Nelson Dias e seu Subsecretário, Jiuvaldo Magalhães; o Secretário de Cultura de Vila Velha, Antônio Ramos e o Subsecretário de Esporte de Vila Velha, Eduardo Nascimento; o Subsecretário de Estado de Esporte, Anderson Falcão; o 1º Suplente de Deputado Neto Barros, entre outros. Também marcaram presença 22 membros do Comitê Estadual, sendo 10 da Comissão Política Estadual, e o camarada André Bezerra, do Comitê Central.

O encontro foi aberto pelo Presidente Estadual do Partido, Ronaldo Barbosa que agradeceu o esforço coletivo e indicou a necessidade da construção do projeto político eleitoral do PCdoB no estado para 2011/2012.

Em seguida, composta a mesa paritária com a Presidente Interina da UJS, Sara Cavalcanti e a Secretária de Finanças, Mônica Simões, o camarada André Bezerra, do CC, fez uma atualização da política nacional e discorreu sobre a reforma política. Destacou que a unidade das forças de esquerda em torno de um programa transformador é fator indispensável para a realização de mudanças democráticas.

Avaliando a situação estadual, o Presidente Estadual avaliou que o atual governo do estado ainda vem se consolidando, visto que é marcado pelo discurso da continuidade do Governo anterior, que ainda possuí muitos membros na atual administração, e por isso tem encontrado dificuldades em acomodar a base aliada nos espaços do governo.

Avaliou que as forças políticas no nosso estado estão alinhadas com Casagrande e até a oposição (PSDB e DEM) não oferecem dificuldades. O Governo Casagrande, segundo o Presidente Estadual, conta com o apoio da Assembléia Legislativa e da grande maioria dos partidos. Aponta em seus 100 dias de gestão necessidade de investimentos em infra-estrutura para conseguir implantar seu projeto de descentralização do desenvolvimento. A perspectiva é de que com a montagem do quadro para as disputas de 2012, Casagrande imponha uma postura de ampliação de seu partido nesta hibrida base.

Em seguida o Secretário de Organização apresentou o projeto eleitoral do PCdoB capixaba. Começou dizendo que precisamos de um partido mais preparado para as batalhas vindouras e que todo o pensamento político apresentado nas falas anteriores são apenas conjecturas sem um partido organizado. E para enriquecer o debate apresentou dados da pujante economia capixaba, que cresceu 12% em 2010, com um PIB de mais de 84 bilhões de reais e uma expectativa de investimentos privados de quase 100 bilhões de reais até 2015, gerando um crescimento de trabalhadores e de renda. E ainda fez um questionamento: “SURGE UMA NOVA CLASSE OPERÁRIA. CRESCE EXPOENTEMENTE O NÚMERO DE TRABALHADORES. COMO SE SITUARÁ O NOSSO PARTIDO NESTE CENÁRIO?”

Concretamente sobre o projeto eleitoral, apresentou dados das eleições anteriores e projetou, para 2012, um crescimento de quase 100 % de candidaturas comunistas e participação do dobro de municípios, em relação a 2008.

Há possibilidade concreta de lançar 5 ou 6 candidaturas majoritárias (Baixo Guandu, São Gabriel, Ecoporanga, Fundão, Conceição da Barra, Vila Valério), dentre as quais, já consolidadas pré candidaturas em São Gabriel da Palha, com o camarada Nodir Colombo e Baixo Guandu, com o 1º suplente a deputado estadual Neto Barros. Outro desafio é a construção de chapas completas para a disputa proporcional. Para isso, a meta é ampliar o número de filiados e consolidar direções municipais em 50 das 78 cidades do Estado. Ousar em abrir o partido na busca de lideranças com identidade com o povo capixaba e na expectativa de um partido ainda mais forte e combativo.

Por fim a camarada Mônica Simões fez um balanço da finanças partidárias e um questionamento: “como vamos dar contas de quase 300 candidaturas a vereador pelo estado, 6 candidaturas a prefeito sem uma estrutura mais organizada, estrutura jurídica e contábil?”. Conclamou a todos a terem mais compromisso com as finanças partidárias.

De Vitória (ES)

Patrícia Nunes

Pela Comissão Política Estadual