Médicos aguardam contraproposta da Prefeitura de Fortaleza

Os médicos do município de Fortaleza realizarão mais uma assembleia geral na noite desta terça-feira (31/05), no auditório do Conselho Regional de Medicina. Em campanha salarial, os médicos aguardam uma resposta da Prefeitura de Fortaleza sobre as reivindicações da categoria, entregue a semana passada, ao secretário de Administração, Walmick Ribeiro, pelo presidente do Sindicato dos Médicos (Simec), José Maria Pontes.

Melhores condições de trabalho e o pagamento do piso salarial estipulado pela FENAM, no valor de R$ 9.188,22, são as duas principais reivindicações dos médicos, que querem também que as gratificações sejam calculadas em 100% do salário-base, o valor atual é 85%; realização de concursos públicos (PSF e hospitais); levantamento das vagas existentes para médicos, para que elas sejam ocupadas caso estejam ociosas; aumento no número de ambulâncias e garantia de medicação mínima.

Na assembleia anterior, realizada no dia 17 de maio, muitas críticas foram feitas à maneira como a saúde é gerida no Município e à falta de condições de trabalho dos médicos, obrigados a atender até mais de 100 consultas por plantão.

O presidente do Simec espera que até a hora da assembleia, a Prefeitura apresente alguma contraproposta para ser analisada. Ele está convocando todos os médicos que trabalham em hospitais do município e em postos de saúde para que compareçam a assembleia, marcada para começar às 19 horas.

Principais propostas dos médicos do município

– Melhoria das condições de trabalho
– Fortalecimento do salário-base, adotando o valor sugerido pela FENAM
– Gratificações em 100% do salário-base
– Realização de concursos públicos (PSF e hospitais)
– Levantamento das vagas existentes para médicos, para que elas sejam ocupadas caso estejam ociosas
– Aumento de ambulâncias e garantia de medicação mínima

Fonte: Assessoria de Imprensa do SIMEC