Audiência Pública discutirá Cardiopatia Congênita no Ceará

A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa, por solicitação do deputado estadual Lula Morais (PCdoB), realizará, no dia 02 de junho, audiência pública para discutir sobre a situação da cardiopatia congênita no Ceará. A discussão acontece no Dia Estadual da Consciência da Cardiopatia Congênita, instituído através da Lei 14.785 (de 09 de agosto de 2010), também de iniciativa do deputado comunista.

Na ocasião, serão ministradas as palestras “Cardiopatia Congênita: passado, presente e futuro” e “Cardiopatia Pediátrica e as Famílias” pelos especialistas Dr. Marcelo Janete (Presidente do departamento de cirurgia cardiovascular pediátrica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular) e Dra. Ieda Janete (Presidente do Departamento de cardiopatia pediátrica da Sociedade Brasileira de Cardiologia).

A cardiopatia congênita ocorre em 8 crianças em cada mil nascidos vivos. As más formações cardíacas congênitas são várias, podendo citar, entre outras, as comunicações interatriais (comunicação anômala entre os átrios direito e esquerdo), e as comunicações interventriculares (que é a ligação entre os dois ventrículos por um defeito no septo que também os separam).

Segundo o deputado Lula Morais, que é médico, somente um diagnóstico precoce pode determinar de uma forma correta, qual o melhor tratamento para se tentar evitar complicações e determinar a indicação de qual o melhor momento para se realizar uma cirurgia. “Por isso é preciso investir nesse tipo de diagnósticos e facilitar o acesso das famílias às informações para um tratamento correto”, ressaltou o deputado.

Como princípio geral de tratamento deste tipo de cardiopatia, é necessário manter a criança confortável, evitando o stress, mantendo uma glicemia adequada, principalmente no recém-nascido, e providenciar o esclarecimento do diagnóstico o mais precocemente possível.

Fonte: Assessoria do Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB)